PESQUISA

Páginas

Unipac atende com excelência ao segmento de dutos e tomadas de ar

 

Unipac atende com excelência ao segmento de dutos e tomadas de ar

Com know-how e capacidade produtiva, empresa detém o domínio no fornecimento de peças técnicas para o segmento de veículos pesados, atendendo às necessidades das montadoras

 

Clique com o botão direito do mouse para salvar as imagens

Unipac - empresa do Grupo Jacto, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas do Brasil - é detentora do domínio da fabricação e uma das principais indústrias de dutos para motores e tomadas de ar. Com produção iniciada da década de 1990 para empresas sistemistas e montadoras, esses produtos representam o terceiro principal negócio do Segmento Automotivo da empresa – ficando atrás do portfólio de tanques de combustível de diesel e de ureia. Atendem as montadoras nacionais e internacionais de caminhões com motores diesel, pesados e extrapesados, uma expertise que a torna apta para adequar-se à forte demanda atual.

 

A entrada da Unipac no segmento de dutos está relacionada a uma importante fabricante de veículos de origem sueca, para a qual foi desenvolvida, entre 1999 a 2001, uma série de produtos, dentre eles dutos de ar para cabines. À época, o desafio foi projetar e produzir uma grande quantidade de produtos em curto espaço de tempo, garantindo o suprimento de peças sem interrupção da linha de produção da montadora. “Foi um fornecimento emergencial para estabilizar os estoques da montadora e a experiência e a capacitação da Unipac foram fundamentais para o atendimento do pedido”, afirma Luiz Henrique Taniguti, Gerente de Vendas do Segmento Automotivo da Unipac.

 

Produzidos por sopro e rotomoldagem, processos bastante conhecidos e utilizados pela Unipac, a entrada desses itens no portfólio da empresa veio a ampliar a presença da marca no segmento automotivo, já reconhecida pelos tanques de combustível feitos de plásticos. “A fabricação dos dutos e tomadas de ar é resultado de preparo e oportunidade e, ao longo dos anos, mostrou-se uma decisão muito acertada. Hoje, a Unipac coloca-se junto aos grandes produtores mundiais do segmento”, Taniguti.

 

A quatro mãos

Produzidos em polietileno de média ou alta densidade e, também, em polipropileno, os dutos e tomadas de admissão de ar da Unipac são destinados a veículos com motor a diesel e têm a finalidade de captar o ar do ambiente, direcioná-lo para o filtro de ar e, posteriormente, para mistura de ar/combustível, que entra nos cilindros dos motores. As peças são desenvolvidas em conjunto com o cliente, de forma a viabilizar a produção e atender a características específicas dos projetos.

 

Por ser uma venda técnica e consultiva, cada produto é criado com base em critérios indicados pelos clientes, que são avaliados por uma equipe multifuncional da Unipac para a apresentação da melhor solução técnico-comercial. A proposta é analisada e definida em conjunto com as montadoras, buscando a melhor adaptação ao processo produtivo, maior desempenho do produto e otimização do custo de produção.

  

Pronto para a demanda

Dados apresentados mensalmente pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indicam que o mercado de caminhões vem registrando crescimento e diante de um setor em plena expansão, a Unipac tem capacidade produtiva e competência técnica para atender em plenitude seus clientes. “Acompanhamos a demanda do mercado em que estamos inseridos, garantindo o fornecimento regular aos nossos parceiros”, destaca Taniguti. A empresa também destina parte da produção ao mercado externo, atualmente, com o fornecimento de dutos e tomadas de ar para montadoras nos Estados Unidos.

 

As expectativas da empresa são as mais positivas, não apenas com a demanda atual, como projetos de novos produtos que estão em andamento, como dutos e tomadas de maior complexidade de design, que exige a aplicação do know-how adquirido pelo corpo técnico da Unipac ao longo dos anos.

Perfil Unipac

Com 46 anos em 2022, a Unipac é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país, sendo referência para empresas nacionais e internacionais que atuam nos segmentos automotivo, de defensivos agrícolas, logístico, entre outros. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instaladas em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.

Conta com uma área voltada à inovação e um moderno centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos. Além disso, investe em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação e tem capacidade para integrar novas tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais. Para completar a sua estrutura, com recursos próprios, mantém uma ferramentaria para a produção de moldes para os mais variados processos de transformação. Possui uma visão estratégica sustentável e implementa diversas ações conectadas às necessidades do mercado e de seus clientes, ofertando propostas de valor diferenciadas que mantém o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e contribuem positivamente com o ecossistema do qual faz parte.

A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, composto por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, tecnologia de aplicação de polímeros (automotivo, embalagens e logística), transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica. Fundado em 1948 e presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

Unipac

Telefone: (14) 3405-2100

www.unipac.com.br