A Unipac - empresa do Grupo Jacto, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas do Brasil - é detentora do domínio da fabricação e uma das principais indústrias de dutos para motores e tomadas de ar. Com produção iniciada da década de 1990 para empresas sistemistas e montadoras, esses produtos representam o terceiro principal negócio do Segmento Automotivo da empresa – ficando atrás do portfólio de tanques de combustível de diesel e de ureia. Atendem as montadoras nacionais e internacionais de caminhões com motores diesel, pesados e extrapesados, uma expertise que a torna apta para adequar-se à forte demanda atual.
A entrada da Unipac no segmento de dutos está relacionada a uma importante fabricante de veículos de origem sueca, para a qual foi desenvolvida, entre 1999 a 2001, uma série de produtos, dentre eles dutos de ar para cabines. À época, o desafio foi projetar e produzir uma grande quantidade de produtos em curto espaço de tempo, garantindo o suprimento de peças sem interrupção da linha de produção da montadora. “Foi um fornecimento emergencial para estabilizar os estoques da montadora e a experiência e a capacitação da Unipac foram fundamentais para o atendimento do pedido”, afirma Luiz Henrique Taniguti, Gerente de Vendas do Segmento Automotivo da Unipac.
Produzidos por sopro e rotomoldagem, processos bastante conhecidos e utilizados pela Unipac, a entrada desses itens no portfólio da empresa veio a ampliar a presença da marca no segmento automotivo, já reconhecida pelos tanques de combustível feitos de plásticos. “A fabricação dos dutos e tomadas de ar é resultado de preparo e oportunidade e, ao longo dos anos, mostrou-se uma decisão muito acertada. Hoje, a Unipac coloca-se junto aos grandes produtores mundiais do segmento”, Taniguti.
A quatro mãos
Produzidos em polietileno de média ou alta densidade e, também, em polipropileno, os dutos e tomadas de admissão de ar da Unipac são destinados a veículos com motor a diesel e têm a finalidade de captar o ar do ambiente, direcioná-lo para o filtro de ar e, posteriormente, para mistura de ar/combustível, que entra nos cilindros dos motores. As peças são desenvolvidas em conjunto com o cliente, de forma a viabilizar a produção e atender a características específicas dos projetos.
Por ser uma venda técnica e consultiva, cada produto é criado com base em critérios indicados pelos clientes, que são avaliados por uma equipe multifuncional da Unipac para a apresentação da melhor solução técnico-comercial. A proposta é analisada e definida em conjunto com as montadoras, buscando a melhor adaptação ao processo produtivo, maior desempenho do produto e otimização do custo de produção.
Pronto para a demanda
Dados apresentados mensalmente pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indicam que o mercado de caminhões vem registrando crescimento e diante de um setor em plena expansão, a Unipac tem capacidade produtiva e competência técnica para atender em plenitude seus clientes. “Acompanhamos a demanda do mercado em que estamos inseridos, garantindo o fornecimento regular aos nossos parceiros”, destaca Taniguti. A empresa também destina parte da produção ao mercado externo, atualmente, com o fornecimento de dutos e tomadas de ar para montadoras nos Estados Unidos.
As expectativas da empresa são as mais positivas, não apenas com a demanda atual, como projetos de novos produtos que estão em andamento, como dutos e tomadas de maior complexidade de design, que exige a aplicação do know-how adquirido pelo corpo técnico da Unipac ao longo dos anos.