PESQUISA

Páginas

Unipac estrutura logística reversa como um modelo de negócio

 


Empresa estimula a economia circular ao oferecer serviços diferenciados voltados à destinação correta dos produtos ao final de sua vida útil, do recolhimento à reciclagem, com relatórios informativos sobre as atividades

 

Cada vez mais adotada como política ambiental, a logística reversa é um conceito que vem se fortalecendo na Unipac - considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil. Desde 2019, no entanto, a empresa vem estruturando essa prática como um modelo de negócios, que abrange itens do portfólio de produtos do Segmento de Logística da empresa, como caixas e paletes plásticos.

 

O novo modelo de negócios da Unipac é direcionado aos mais diversos segmentos, como indústrias de transformação, linha amarela, operadores logísticos, automotivo, agrícola, entre outros. Prevê o recolhimento dos produtos ao final de sua vida útil, bem como a correta destinação dos resíduos para evitar a geração de poluição no meio ambiente, tendo como base as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2020) e os requisitos específicos de clientes - quando aplicável.

 

“Atuamos de forma flexível. Compramos e retiramos caixas e paletes que estão danificados e sem condições de uso, bem como fazemos a substituição de componentes danificados por novos e recolhemos o componente danificado como forma parcial de pagamento. No aspecto econômico, o cliente que participa destes ciclos tem vantagens financeiras, com custos mais competitivos tanto na venda do componente danificado como na compra dos novos componentes ou produtos”, afirma Rafael Brilhante, Gerente de Vendas do Segmento Logística da Unipac.

 

Para levar ao mercado produtos mais sustentáveis, a logística reversa das caixas e paletes fabricadas pela Unipac também inclui a incorporação dos materiais provenientes do recolhimento na produção de novos itens, utilizando o conceito de reciclar e reutilizar. O material recolhido passar por triagem, separação e moagem antes de ser utilizado, novamente, no processo produtivo. Tal iniciativa exige uso de menor quantidade de matérias-primas virgens – resinas oriundas do petróleo – e maior controle sanitário ao evitar o descarte indevido dos produtos em aterros.

 

Com o objetivo de oferecer serviços completos, a Unipac dispõe ainda de uma plataforma digital de gestão de ativos, que garante a identificação e a localização das embalagens nos mais diversos fluxos operacionais e logísticos. O monitoramento possibilita o acompanhamento on-line de todo o histórico de movimentação dos itens e facilita a identificação da necessidade de logística reversa para manutenção corretiva e preventiva.

  

Tendência mundial

A logística reversa de caixas e paletes, e a coleta e reciclagem de produtos pós-uso são atividades essenciais para a proteção do meio ambiente e estão em total concordância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A prática visa retornar ao ciclo produtivo materiais que não são mais utilizados em sua finalidade, de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável, da empresa e global, uma vez que atende aos pilares econômico, social e ambiental.

 

A Unipac realiza o acompanhamento de toda a atividade que envolve a logística reserva e fornece relatórios informativos sobre a quantidade estimada de CO² que deixou de ser emitida, bem como a economia de água e energia proporcionada com a reutilização do material, aspectos que também proporcionam, ainda que indiretamente, melhor qualidade de vida às comunidades, com menos poluição de rios e do solo.

 

Com ampla experiência, a Unipac formou uma estrutura capaz de garantir o adequado funcionamento do processo de logística reversa, com soluções mais assertivas, de acordo com as necessidades de cada cliente, considerando o portfólio de produtos e serviços que a empresa oferece.

 

“Como integrante de uma cadeia complexa, mas com forte viés sustentável em diferentes elos, o objetivo da Unipac é gerar valor ao cliente, contar com material reciclado de fonte confiável para uso em novos produtos e estar alinhado às diretrizes da economia circular, reduzindo resíduos e aumentando a vida útil dos materiais”, conclui Brilhante.

Perfil Unipac

Com 45 anos em 2021, a Unipac é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país, sendo referência para empresas nacionais e internacionais que atuam nos segmentos automotivo, de defensivos agrícolas, logístico, entre outros. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instaladas em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.

Conta com uma área voltada à inovação e um moderno centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos. Além disso, investe em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação e tem capacidade para integrar novas tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais. Para completar a sua estrutura, com recursos próprios, mantém uma ferramentaria para a produção de moldes para os mais variados processos de transformação. Possui uma visão estratégica sustentável e implementa diversas ações conectadas às necessidades do mercado e de seus clientes, ofertando propostas de valor diferenciadas que mantém o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e contribuem positivamente com o ecossistema do qual faz parte.

A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, composto por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, tecnologia de aplicação de polímeros (automotivo, embalagens e logística), transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica. Fundado em 1948 e presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.