PESQUISA

Páginas

Vitiligo: dermatologista comenta mitos e verdades

Dr. Alberto Cordeiro fala sobre a doença de pele que afeta participante do BBB22

 

Um dos assuntos mais comentados da semana é a estreia do reality Big Brother Brasil, junto com ele surgiu a curiosidade sobre o Vitiligo, condição de pele que afeta a participante Natália. Para comentar mitos e verdades sobre a doença, o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro lista os cuidados e explica o processo hipopigmentação que resulta nas manchas na pele.

 

É contagioso?

Mito. O vitiligo é uma doença autoimune que provoca da despigmentação da pele. O vitiligo pode aparecer por diversos fatores como histórico genético e combinação de outras doenças autoimunes, mas sabe-se que fatores como estresse e lesões da pele pode agravar a condição de quem já possui a pré-disposição genética. O que acontece é que o organismo de quem vitiligo acaba não reconhecendo e destruindo os melanócitos, que são as células que produzem a melanina.

Tem cura?

Mito. Ainda não temos nenhum medicamento ou tratamento que seja capaz de curar o vitiligo. No entanto, há métodos terapêuticos podem amenizar as manchas. Exemplos: fototerapia, laser e cirurgia. É importante ressaltar que todo e qualquer tipo de tratamento ser prescrito e acompanhado por um dermatologista.

 

Quais os principais cuidados?

Deve-se evitar os fatores que possam causar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. É ideal evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e reduzir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida necessária.

 

Causa coceira?

Mito. Não há relação direta, mas há relatos de maior sensibilidade nas áreas de hipopigmentação.

 

É comum acontecer?

Cerca de 2% da população mundial tem vitiligo, é a mesma incidência da psoríase e da dermatite atópica, por exemplo. Sendo 60% das pessoas tiveram sintomas antes de completar 20 anos de idade, o caso da participante Natália que relatou que no caso dela foi aos 9 anos.

 

Sobre o Dr. Alberto Cordeiro @albertopcordeiro l @clinicahoraios l Dermatologista especializado em estética e cosmiatria, está à frente da Clínica Hōraios, centro de beleza, saúde e bem-estar que oferece uma experiência única para os pacientes, inaugurado em dezembro de 2016. Localizada na Vila Nova Conceição, em São Paulo, a Clínica Hōraios conta com uma de procedimentos para cuidados faciais, corporais e capilares, além de contar com um núcleo de nutrologia para associação de abordagens e tratamentos. Com combinação de técnicas exclusivas, são propostos diversos tratamentos para potencializar a beleza de cada pessoa.
 

Sobre a Academia da Face | @academiadafacebrasil Primeiro espaço no país focado em exercitar os músculos faciais por meio de treinos especializados e acompanhados por profissionais qualificados que disponibilizando tudo que há de melhor e mais moderno dentro da estética facial, e agora também corporal, sob supervisão e qualidade do Dr. Willian Ortega juntamente com o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista referência em alta tecnologia.

 

Relações com Imprensa
(11) 95590-2601
Index Conectada
Coordenação: Danielle Cerati -- danielle@indexconectada.com.br
Atendimento: Gabriela Galdino -- gabrielagaldino@indexconectada.com.br