PESQUISA

Páginas

VTEX tem inscrições abertas para o Black Tech Writer

  




VTEX tem inscrições abertas para o Black Tech Writer, programa gratuito sobre técnicas para documentação de software voltado para profissionais negros

Com inscrições abertas até 2 de fevereiro, terceira edição segue capacitando talentos a desenvolver habilidades técnicas para trabalhar como technical writer no mercado de tecnologia


 


RIO DE JANEIRO, 26 de janeiro de 2022 -- A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, líder em acelerar a transformação do comércio na América Latina e agora em expansão global, está com inscrições abertas para a terceira edição do Black Tech Writer, programa gratuito de capacitação para profissionais pretos e pardos com interesse em tecnologia e afinidade pela escrita para web. Os 30 participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas para atuar como technical writer, ou redator(a) técnico(a), participar de mentorias e aumentar a rede de contato com profissionais do segmento estabelecer contato com outros profissionais negros. As inscrições podem ser feitas até 2 de fevereiro, neste link.
 

“O principal foco do curso é impulsionar a inserção de pessoas negras no mercado de tecnologia, em uma disciplina em pleno crescimento no Brasil e na América Latina. Ao longo do Black Tech Writer, mostramos elementos básicos da escrita técnica e ajudamos os participantes a enfrentar possíveis inseguranças que os impeçam de desenvolver e demonstrar todo seu talento, além de estimulá-los a participar ativamente do futuro que estamos construindo juntos no setor tecnológico”, explica Gustavo Figueredo, technical writer na VTEX e um dos idealizadores do projeto.
 

Apesar de já consolidada na América do Norte e Europa, a profissão de Technical Writer ainda é nova no Brasil. Por focar na paixão pela escrita e na vontade de transmitir conhecimento, é comum atrair pessoas de formações acadêmicas distintas como Administração, Biologia, Engenharia Mecatrônica, Jornalismo, entre outras. De forma geral, quem se interessar, pode aprender a se desenvolver em documentação de aplicações web, configurações de sistemas, APIs, entre outras funções importantes para o dia a dia de trabalho nesta área.
 

Com duração de seis semanas e formato assíncrono, o curso é 100% online e realizado por meio da plataforma Google Sala de Aula, contemplando sessões de mentoria e algumas aulas ao vivo. Os participantes são apresentados aos processos da redação técnica e têm contato com a jornada de colaboradores negros da VTEX, das mais diferentes áreas, como design, produto, engenharia e RH.
 

“O Black Tech Writer foi a minha porta de entrada para uma nova carreira em tecnologia. Participei da primeira turma do curso e pude vivenciar muito além de métodos de redação técnica e ferramentas para tech writers. Tive a oportunidade de conhecer outros profissionais negros de outras áreas da VTEX, pude me espelhar em suas incríveis trajetórias e apostar em novas possibilidades para o meu futuro”, conta Mariana Caetano, formada em Arquitetura e Urbanismo e Technical Writer na VTEX.
 

Para apresentar o Black Tech Writer àqueles que ainda não conhecem o programa e tirar eventuais dúvidas dos candidatos, a VTEX promove, no próximo sábado (29), às 11h (de Brasília) uma live em seu canal no YouTube.


 

Sobre o Black Tech Writer
 

O Black Tech Writer foi criado com o objetivo de capacitar profissionais e tornar o mercado de tecnologia mais inclusivo, em um cenário em que a maioria dos times de tecnologia do Brasil contam com menos de 10% de pessoas negras (dados da #QuemCodaBR - PretaLab e ThoughtWorks - 2019). O curso é gratuito e proporciona o desenvolvimento das habilidades necessárias para iniciar uma carreira como technical writer, por meio de aulas, sessões de mentoria e oportunidades de contato com profissionais da área. Nas primeiras duas edições, ambas em 2021, 40 profissionais participaram do programa, alguns dos quais se tornaram colaboradores da VTEX, condição não estabelecida pelo programa.
 

Serviço

Público-alvo: profissionais pretos e pardos com interesse em tecnologia e afinidade pela escrita para web.
Para inscrições não há pré-requisitos ou formação acadêmica prévia, para mais informações acesse este link.

Cronograma do programa:
- Até 2 de fevereiro de 2022: inscrições
- 07 a 14 de fevereiro de 2022: divulgação da lista de pessoas admitidas no programa
- De 14 de fevereiro a 03 de abril de 2022: realização do programa
 

Mais informações sobre as iniciativas da VTEX, além de vagas abertas, acesse: link.


 

# # # # #

 

Sobre a VTEX

A VTEX (NYSE: VTEX) fornece uma plataforma SaaS de comércio digital para grandes empresas e varejistas. Nossa plataforma permite que nossos clientes executem sua estratégia de comércio, incluindo a construção de lojas online, integração e gerenciamento de pedidos através de canais, e a criação de marketplaces para vender produtos de fornecedores terceirizados. Fundada no Brasil, temos sido líderes na aceleração da transformação do comércio digital na América Latina e estamos expandindo globalmente. Nossa plataforma é projetada para padrões e funcionalidades de nível empresarial, e temos a confiança de mais de 2.000 clientes com mais de 2.500 lojas online ativas em 32 países para nos conectarmos com seus consumidores de uma forma significativa*.

*Dados do ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2020.


Mais informações para a imprensa:
In Press Porter Novelli