Diferença entre coesão e coerência

 Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.

Nos estudos linguísticos, a coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto.

A coesão textual é essencial para a construção de uma boa redação, pois permite o sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto.

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.

Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

Diferença entre coesão e coerência

A coerência consiste na característica do que tem lógica e coesão, ou seja, quando um conjunto de ideias apresenta uniformidade.

A coesão é justamente uma das ferramentas que garantem a coerência de texto, através do uso dos elementos semânticos adequados para atingir esta finalidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo, receberá shows de Wesley Safadão, Luan Santana, Zezé di Camargo, Elba Ramalho e muito mais

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

Defensor público alerta sobre o uso de expressões capacitistas em nosso vocabulário

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Carlos Drummond de Andrade - ENEM 2009

Dori Alimentos apresenta ideias criativas de decoração para festas com seus produtos na Celebra Show