Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901. Faleceu ao entardecer na sua cidade natal, dia 9 de novembro de 1964, com 63 anos, vítima de câncer.
Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil.
Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social.
Embora sua obra apresente características simbolistas, Cecília destacou-se na segunda fase do modernismo no Brasil, no grupo de poetas que consolidaram a "Poesia de 30"
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985), foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais),[ quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência.
Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Aninha e Suas Pedras
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede. Cora Coralina
Minha cidade, Cora Coralina
Antiga casa de Cora Coralina
Goiás, minha cidade... Eu sou aquela amorosa de tuas ruas estreitas, curtas, indecisas, entrando, saindo uma das outras. Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa. Eu sou Aninha. Eu sou aquela mulher que ficou velha, esquecida, nos teus larguinhos e nos teus becos tristes, contando estórias, fazendo adivinhação. Cantando teu passado. Cantando teu futuro. Eu vivo nas tuas igrejas e sobrados e telhados e paredes. Eu sou aquele teu velho muro verde de avencas onde se debruça um antigo jasmineiro, cheiroso na ruinha pobre e suja. Eu sou estas casas encostadas cochichando umas com as outras, Eu sou a ramada dessas árvores, sem nome e sem valia, sem flores e sem frutos, de que gostam a gente cansada e os pássaros vadios. Eu sou o caule dessas trepadeiras sem classe, nascidas na frincha das pedras Bravias. Renitentes. Indomáveis. Cortadas. Maltratadas. Pisadas. E renascendo. Eu sou a dureza desses morros, revestidos, enflorados, lascados a machado, lanhados, lacerados. Queimados pelo fogo. Pastados. Calcinados e renascidos. Minha vida, meus sentidos, minha estética, todas as vibrações de minha sensibilidade de mulher, têm, aqui, suas raízes. Eu sou a menina feia da ponte da Lapa. Eu sou Aninha.
Cora Coralina Poema dos becos de Goiás e histórias mais. Rio de Janeiro: Global, 1985. p.47-48.
Eu | Poema de Clarice Lispector com narração de Mundo Dos Poemas
Quando eu não sei onde guardei um papel importante e a procura revela-se inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar, diria melhor SENTIR.E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser movida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida.Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei.Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro."Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido.No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teríamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos emfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando, porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais
Clarice Lispector
Clarice Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — e declarava, quanto a sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.
Nasceu em uma família judaica da Rússia que perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus que estava sendo pregada então, resultando em diversos extermínios em massa. Clarice chegou ao Brasil , ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs. A escritora dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia – “Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo” – e que sua verdadeira pátria era o Brasil. Inicialmente, a família passou um breve período em Maceió, até se mudar para o Recife, onde Clarice cresceu e onde, aos oito anos, perdera a mãe. Aos quatorze anos de idade, transfere-se com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro, onde a família estabilizou-se, e onde o seu pai viria a falecer, em 1940.
Estudou direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da literatura brasileira e do modernismo e sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX.
Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. Perto do coração selvagem foi seu livro de estreia; Laços de família, A paixão segundo G.H., A hora da estrela e Um sopro de vida são seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos e crônicas.
Escola Literária: (Modernismo)
Florbela Espanca
Florbela Espanca (Vila Viçosa , 8 de dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de dezembro de 1930), batizada como Flor Bela Lobo, e que opta por se autonomear Florbela d’Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo. Há uma biblioteca com o seu nome em Matosinhos.
Teresa de Ávila
Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, nasceu no dia 28 de março de 1515, em Ávila, Reino de Castela, e morreu no dia 4 de outubro de 1582 em Alba de Tormes, Reino da Espanha. Teresa foi religiosa carmelita e uma grande mística do século XVI. Teresa se destacou por suas obras sobre a vida contemplativa, direcionadas à oração mental, e por sua atuação durante a Contrarreforma. Ela foi uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada cofundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, ao lado de São João da Cruz.
Quarenta anos após sua morte, em 1622 Teresa de Ávila foi canonizada pelo papa Gregório XV. O papa Paulo VI, em 27 de setembro de 1970, proclamou-a Doutora da Igreja. Seus livros, como o Livro da Vida e sua obra prima, Castelo interior, fazem parte da literatura renascentista espanhola e do conjunto dos escritos místicos do cristianismo.
Nada te perturbe
“Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa,
Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
A quem tem Deus tem, nada falta: só Deus basta.
Eleva o pensamento, ao céu sobe,
por nada te angusties, nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue,
com grande entrega, e, venha o que vier,
Nada te espante.
Vês a glória do mundo?
É glória vã.
Nada tem de estável, tudo passa.
Deseja as coisas celestes, que para sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa.
Quem a Deus tem, mesmo que passe por momentos difíceis;
São Paulo, 05 de junho de 2023 - A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Brain Inteligência Estratégica realizam no próximo dia 15/06, das 9 às 12 horas, em Campinas, o 2° Encontro de Incorporadoras do Interior de São Paulo. O objetivo é o de discutir o panorama do mercado imobiliário no interior paulista e promover o relacionamento entre as incorporadoras com atuação na região, dentro dos segmentos econômico e de médio e alto padrão. Serão abordadas tendências do consumidor, análises sobre o mercado da região, a nova Norma de Garantias, financiamento imobiliário e as perspectivas do cenário econômico. Entre os participantes, estarão presentes alguns dos principais players da região: -André Leitão, CEO da HM Engenharia; -Carlos Bianconi, CEO da RNI; -Eduarda Tolentino, Sócia e Presidente do Conselho da BRZ Empreendimentos; -Evandro Nobre, Diretor Comercial e de Desenvolvimento de Empreendimentos da BRNPAR; -Guilherme Bonini, CEO da Longitude Incor
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em Cruz do Espírito Santo, 20 de abril de 1884 — morreu em Leopoldina, 12 de novembro de 1914, foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano . Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista , pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas. É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários. Sua poesia chocou a muitos, principalmente aos poetas parnasianos, mas hoje é um dos poetas brasileiros que mais foram reeditados. Sua popularidade se deveu principalmente ao sucesso entre as camadas populares brasileiras e à divulgação feita pelos modernistas. Hoje diversas editoras brasileiras publicam edições de Eu e Outras Poesias. Questão 15 Texto 1 O Morcego Meia-noite. Ao meu quarto me recolho. Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede: Na brut
Com foco em garantir jornada de compra mais eficiente e melhor gestão de demandas, rede de farmácias contrata empresa especializada em outsourcing de equipamentos e soluções de TI São Paulo (SP), junho de 2023 – A Pague Menos , reconhecida como uma das maiores redes de farmácias do Brasil, recentemente, estabeleceu uma parceria estratégica com a Simpress , empresa especializada em outsourcing de equipamentos e soluções de TI. Por meio da iniciativa, que reforça o direcionamento inovador da rede de lojas, haverá otimização dos serviços oferecidos pela Pague Menos aos clientes, incluindo desde aprimoramentos na comunicação interna até a melhoria do atendimento ao cliente. Com o projeto, a Pague Menos obteve acesso a mais de 1.400 equipamentos de TI , incluindo smartphones e tablets , que foram utilizados para diversas finalidades e distribuídos entre os funcionários da empresa. Esses recursos tecnológicos contribuíram significativamente para aprimorar a eficiência na comunicação
O VisuReal Master, sistema de centralização desenvolvido pela HOYA Vision Care, é utilizado para facilitar, agilizar e garantir total precisão nas rotinas de trabalho dos profissionais do setor óptico. São Paulo, maio de 2023 - A centralização das lentes é uma parte vital na compra de novos óculos. Como esse processo otimiza a visão do cliente, precisa ser feito de forma precisa e confiável. Mas a centralização pode ser um processo difícil, impreciso e desconfortável, prejudicando a experiência do consumidor, uma vez que o consumidor precisa recolocar a armação escolhida várias vezes, suportar o dispositivo de centralização e, em alguns casos, passar por uma verificação manual. Isso ainda é necessário hoje? Não. O inovador sistema de centralização VisuReal Master , desenvolvido pela HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes de alta tecnologia para óculos, consiste no mais moderno sistema de vídeo-centragem do segmento óptico. Ele emprega uma configuração inovador
Questão Enem (2009.1) Canção amiga Eu preparo uma canção, em que minha mãe se reconheça todas as mães se reconheçam e que fale como dois olhos. [...] Aprendi novas palavras E tornei outras mais belas. Eu preparo uma canção que faça acordar os homens e adormecer as crianças. (ANDRADE, C. D. Novos Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 - fragmento) A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de: A) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior. B) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade. C) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real. D) destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta. E) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro. Gabarito: D
Compra faz parte da estratégia de expansão e, juntas, as empresas passam a atender clientes como Loggi, iFood, Sodexo e outros A Sankhya, uma das principais provedoras de softwares para Gestão Empresarial (ERP), acaba de anunciar a aquisição da Meetime, uma das empresas líder em Sales Engagement no Brasil. Essa é a quarta compra do Grupo após ter levantado R$425 milhões junto ao fundo soberano de Singapura, o GIC, em 2020 - na época, a transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de softwares de gestão do País. A aquisição corresponde a uma participação majoritária na Meetime. A empresa adquirida possui mais de 450 clientes, incluindo empresas como Loggi, iFood, Senai, Unimed, Linx e Sodexo. Segundo a Sankhya, a expectativa após a compra é triplicar o tamanho da companhia em até três anos e a meta para 2023 é superar o faturamento de R$400 milhões, incluindo às operações das quatro empresas do Grupo Sankhya: Meetime (sales engagement), Ploomes (CRM), Neppo Te
Micro e pequenas empresas administradas por mulheres terão limite pré-aprovado de R$ 200 mil para financiamento de projetos de investimento Presidente da Desenvolve SP, Ricardo Dias Brito (esq), junto ao governador de SP, Tarcísio de Freitas, e de Antonia Tallarida (branco), diretora de Negócios e Crédito da Desenvolve SP. Micro e pequenas empresárias de São Paulo agora podem contar com a Desenvolve Mulher, uma linha de crédito elaborada especialmente para atender mulheres empreendedoras. A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, viabilizou a liberação de R$ 50 milhões para financiar projetos de investimento. As linhas têm juros que variam de 4% a 6% ao ano, mais Selic, e têm carência de 36 meses e até 60 meses de prazo para pagamento. Para ser elegível a receber o crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. No caso de sociedade, também é obrigatório que o sócio administrador indicado na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) seja uma mulher. Além
Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp Abertura da temporada ‘Sem Fronteiras’ aconteceu nesta quinta-feira (2), na Sala São Paulo O governador Tarcísio de Freitas acompanhou nesta quinta-feira (2) a abertura da nova Temporada da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Intitulada ‘Sem Fronteiras’, ela será apresentada na Sala São Paulo, no bairro de Campos Elíseos. A secretária de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton, também esteve presente. "É uma honra acompanhar a abertura da temporada 2023 da Osesp, uma das marcas características do Estado de São Paulo. É a maior orquestra do Brasil e uma das mais prestigiadas do mundo. Tenho que certeza de que será uma temporada de sucesso e de divulgação da música clássica e da cultura", afirmou o governador Tarcísio de Freitas. A Orquestra irá apresentar, nesta quinta e no sábado (4), a Sinfonia nº 3, do compositor austríaco Gustav Mahler. A regência ficará a cargo do diretor musical e regente t
Localizada no Taquaral, a casa possui 5 mil m² e capacidade para 700 pessoas Espaço ao ar livre, área kids com monitor e ambiente típico de fazenda: assim é a Fazenda Churrascada, que já conta com unidades em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Curitiba (PR) e chegou ao interior paulista no dia 17 de maio. Fundada em agosto de 2020 na cidade São Paulo pelos empresários Pierre Grego, Caio Nardi, Diego Gallardo, Felipe Aversa e Gabriel Carvalho, a marca vem expandindo seus negócios. “Campinas tem tudo a ver com nosso público, pois muitos clientes da capital saem do interior para viver a experiência da Fazenda Churrascada” , explica a sócia-operadora, Ana Figueiredo. A especialidade da casa, claro, é churrasco defumado e churrasco na parrilla. O cardápio também oferece entrada, prato principal, sobremesa, drinks, bebidas não alcoólicas e menu kids. Apelidada de Disney do Churrasco por seus próprios fundadores, a Fazenda Churrascada tem cardápio assinado pela consultora e churrasq
Barroco ou seiscentismo – séc. XVII Barroco = pérola irregular NO BRASIL, INICIA EM 1601 Destaques para Minas Gerais e Bahia Bahia = ciclo da cana de açúcar Principais características: Contraste/ dualidade/ambiguidade Medievalismo x renascimento Teocentrismo x antropocentrismo Principais figuras de linguagem: metáforas, paradoxo, antítese e hipérbato exagero = Hipérbole cultismo (jogo de palavras- predomina em GREGÓRIO DE MATOS ) conceptismo (jogo de ideias- predomina em Padre ANTONIO VIEIRA) PRINCIPAIS AUTORES: GREGÓRIO DE MATOS = “boca do inferno” (tem esse “apelido” por conta da sua poesia SATÍRICA Faz poesia: SATÍRICA= crítica ao governo, à igreja e ao povo da Bahia SACRA ou RELIGIOSA= perdão x pecado + intertextualidade bíblica AMOROSA = figura feminina é ambígua e causa desejo e medo. EXISTENCIAL ou FILOSÓFICA= “carpe diem”, efermeridade do tempo, das coisas e da vida em geral, reflexão. (ENEM 2014) Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faró endure
Comentários
Postar um comentário