PESQUISA

Páginas

Estratégias da Unipac garantem pontualidade nas entregas

 


Em meio aos desafios da pandemia de coronavírus, empresa revisa estratégias, reforça parcerias e comunicação e melhora o

desempenho logístico

 
 


Integração na cadeia, gestão de estoques e muita comunicação foram fundamentais para que a Unipac (considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil) garantisse os índices de pontualidade na entrega dos pedidos de seus clientes dos segmentos de embalagens, logística, automotivo, entre outros. A pandemia foi um desafio e um impulsionador na melhoria dos processos, cujas estratégias visaram evitar paradas de produção, mesmo nos momentos mais difíceis da crise sanitária, mantendo a alta performance de entrega.

 

Para garantir os índices de serviços, a Unipac intensificou a proximidade com os demais elos da cadeia de suprimentos, reforçando os estoques internos e dos fornecedores para os materiais estratégicos. Outra iniciativa foi potencializar a frequência de comunicação com os clientes para minimizar ao máximo as oscilações na demanda. Paralelamente, rígidos protocolos de saúde e cuidados com pessoas proporcionaram ambientes seguros para a continuidade das operações, de forma a manter o suprimento em níveis e prazos acertados.

 

As decisões não foram aleatórias, mas fruto de discussões e análises realizadas em reuniões estratégicas focadas em pautas relacionadas ao compromisso com as necessidades dos clientes, envolvendo, também, os fornecedores, o que resultou em altos índices de SLA (Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço, em português).

 

Valores e foco no cliente

O comprometimento efetivo de parceiros logísticos da empresa, que se mantiveram em campo e garantiram a execução dos planos de entrega durante o período, foi um ponto fundamental nesse processo. “Revisamos janelas de entrega com nossos clientes, de forma a melhor atendê-los. Investimos na aquisição estratégica de insumos, nos protegendo da escassez de diversas cadeias internas e globais e das dificuldades na logística internacional”, comenta Mauro Fernandes, Diretor Comercial da Unipac.

 

A Unipac possui seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas, que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Conta ainda com Centros de Distribuição em posições estratégicas e com o apoio de uma transportadora integrante do Grupo Jacto, do qual faz parte, capacitada para atender às necessidades e desafios de suas operações. Ao longo de suas atividades, a empresa desenvolveu padrões de atuação nos diversos segmentos em que atua, sempre com foco no cliente.

 

Além disso, cada ação e estratégia tem como base os valores do Grupo Jacto, com foco no compromisso e na satisfação do cliente, sobre os quais constrói relacionamentos sólidos e voltados ao desenvolvimento próprio e de seus parceiros. Os índices de satisfação dos clientes refletem positivamente os esforços realizados pela empresa. “Zelamos por uma experiência singular, cumprindo com os compromissos assumidos junto ao mercado e garantindo a continuidade das operações dos nossos clientes. Tais iniciativas contribuem para favorecer as metas dos nossos clientes e resultam na elevação do nível de integração entre a Unipac e seus parceiros”, avalia Fernandes.

 

A estrutura bem montada e o planejamento estratégico bem dimensionado garantem a força necessária para os desafios e demandas futuros. "As lições que a pandemia nos proporcionou resultaram numa maior flexibilidade da área logística e dos modelos de negócios adotados pela Unipac, fortalecendo parcerias de ponta a ponta na cadeia e tornando a empresa uma referência nas suas áreas de atuação”, completa o executivo.

Perfil Unipac

Com 46 anos em 2022, a Unipac é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país, sendo referência para empresas nacionais e internacionais que atuam nos segmentos automotivo, embalagens, logístico, entre outros. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.

Conta com uma área voltada à inovação e um moderno centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos. Além disso, investe em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação e tem capacidade para integrar novas tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais. Para completar a sua estrutura, com recursos próprios, mantém uma ferramentaria para a produção de moldes para os mais variados processos de transformação. Possui uma visão estratégica sustentável e implementa diversas ações conectadas às necessidades do mercado e de seus clientes, ofertando propostas de valor diferenciadas que mantém o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e contribuem positivamente com o ecossistema do qual faz parte.

A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, composto por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, tecnologia de aplicação de polímeros (automotivo, embalagens e logística), transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica. Fundado em 1948 e presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

Unipac