Pesquisar

1 de abr. de 2022

Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista

 



Professora da Anhanguera faz orientações para melhorar organização de gastos e evitar entrar no vermelho


Controle de gastos auxilia na regularização de contas atrasadas DIVULGAÇÃO


Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi constatado o aumento no percentual de famílias endividadas ou com contas atrasadas no País. Segundo os dados, o cenário afetava 27% dos lares brasileiros no primeiro bimestre de 2022 -- maior patamar desde março de 2010.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, professora Cristiane Meleiro, afirma que os motivos para o quadro são diversos, porém a organização da rotina e de documentações pode auxiliar nas estratégias para sair do vermelho. “Quando nossos prazos e responsabilidades estão fora de ordem, de forma que não seja possível visualizar todos os compromissos, corremos o risco de acumular juros, gerar multas e ficar com o nome sujo”, alerta a docente.

A especialista recomenda 5 dicas para conseguir se livrar do endividamento:

PRIORIZAÇÃO

As contas bancárias, como as de água e de luz, despesas com cartão de crédito e aluguel ou condomínio devem ser gastos priorizados na organização financeira. “O esperado é que não haja atrasos em nenhuma conta, mas a falta de dinheiro ou outros problemas podem atrapalhar os planos e, então, é necessário estabelecer algumas prioridades no orçamento”, afirma a coordenadora.

VENCIMENTOS

É possível alterar as datas de vencimento de algumas faturas, de acordo com a política de determinadas empresas. “É interessante criar um calendário no qual os pagamentos serão feitos em um momento conveniente”, aconselha a docente. Quitações feitas com adiantamento podem receber abatimentos no valor total e ajudar nas economias domésticas.

DÉBITO AUTOMÁTICO

Alguns serviços podem ser pagos por meio de débito automático, sem boletos, o que evita o risco de esquecimentos e atrasos, além de cobranças adicionais. É necessário agendar o pagamento para dias em que haja saldo suficiente para a transação e verificar se os itens estão sendo cobrados corretamente. “É uma economia de tempo, porém é preciso tomar cuidados e evitar incluir contas com valores que oscilam todos os meses”, alerta.

AGENDAMENTO

Fazer anotações em uma agenda ou criar uma planilha de controle com o fluxo de entrada e saída de dinheiro pode auxiliar na visão objetiva dos gastos dentro de casa. Alguns aplicativos gratuitos possibilitam a melhora na organização de despesas domésticas para aumentar a saúde financeira de cidadãos. “O importante é colocar na ponta do lápis quais são os seus gatos e não perder nenhum ponto de vista”, destaca.

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Gastos com saúde e acidentes podem desregular o orçamento familiar e ter uma quantia guardada irá facilitar a solução de problemas inesperados. “Pode parecer utópico sugerir uma reserva de emergência em alguns quadros em que a renda é bastante controlada, porém, se for possível, é aconselhável separar um pouco da renda líquida para lidar com possíveis imprevistos”, ressalta a professora.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 

Contatos para a imprensa:
Assessoria de Imprensa | Ideal H+K Strategies

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA