Pesquisar

1 de abr. de 2022

O Que Acontece se Não Escovarmos os Dentes?

 O Que Acontece se Não Escovarmos os Dentes?

 


Com a rotina corrida do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo ou deixando para depois a escovação dos dentes. Acordar atrasado para um compromisso ou para o trabalho já é um motivo para aquela velha desculpa de não realizar a limpeza dos dentes. Até mesmo o fato de já estar deitado para dormir, e vem aquela preguiça como justificativa para não levantar e escovar os dentes. Quem nunca?
 

A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde esclarece alguns riscos que você corre por não escovar os dentes durante o dia.
 

O aumento exagerado e o acúmulo de bactérias é onde começa tudo.
 

“Quando ficamos sem escovar os dentes inicia-se um processo de perda de mineral dos dentes. E se a falta da escovação se tornar mais frequente, a desmineralização da estrutura dos dentes também será rotineira, o que pode resultar no aparecimento de cárie. O mesmo pode acontecer em relação às doenças gengivais.” explica Dra. Bruna.
 

Quando os dentes não são escovados antes de dormir, as bactérias passam um longo tempo na boca e vão se acumulando nos espaços que ficam entre os dentes e também na curva gengival.
 


Você já percebeu a cor da sua língua? Ela está esbranquiçada? Isso pode ser a saburra lingual. Ela é uma massa formada por células descamadas da boca, além de bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Se você não escovar a língua da forma correta e com frequência terá grandes chances de ter mau hálito.
 

Bruna Conde conta que em pouco tempo, o que era quase imperceptível, formam-se placas bacterianas visíveis e evidentes tanto na língua quanto nos dentes. E quando não são removidas por meio de uma limpeza odontológica, a placa dá origem a uma série de outros problemas. Alguns deles bem graves.
 

E quais são os problemas que a placa bacteriana causa?

Mau Hálito
Periodontite
Gengivite
Cáries
Amolecimento e perda dentária
 

Bruna Conde finaliza ressaltando que, por isso, para não agravar e desenvolver doenças mais graves, mantenha um hábito de sempre escovar os dentes principalmente antes de dormir. E não se esqueça de visitar seu dentista, para te auxiliar a manter sempre os cuidados necessários para que sua saúde bucal esteja sempre em dia.

Mais sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde - Dentista Antenada:
Cirurgiã Dentista.
CRO SP 102038

"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde."
Há mais de 10 anos de formada, no mínimo 6000 sorrisos realizados, Dra Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam
o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA