Pesquisar

9 de ago. de 2022

Conheça as atividades especiais do Museu da Energia para o mês de agosto para crianças, pais e professores

 

A programação das unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis traz oficinas, exposições, orquestra, trilha e muito conhecimento para crianças, pais e professores.
 

FOTO DIVULGAÇÃO: Museu da Energia de Salesópolis - Trilha: Saberes Indígenas.


A agenda de eventos e atividades das unidades do Museu da Energia em São Paulo, Itu e Salesópolis está repleta de atividades para todas as idades em agosto. São oficinas, arte urbana, passeio em trilha, ensaio de orquestra, exposições e muitas novidades.
 

Todas as atividades são gratuitas e, para participar, sendo que algumas requerem inscrição on-line antecipada. Confira abaixo em detalhes e acesse este link para mais informações.

 

Museu da Energia de São Paulo

Muros na Mata Atlântica

O projeto nacional Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo -- Secretaria Especial da Cultura, é uma iniciativa nacional que produz murais, de aproximadamente 100 metros quadrados cada, para exaltar a biodiversidade da Mata Atlântica. São pintados pelo muralista Filiage que já produziu painéis em Florianópolis, Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo; e também em Joinville (SC), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR) e nas cidades de Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em São Paulo, a pintura acontece de 20 a 24 de agosto no muro do Museu da Energia de São Paulo da Alameda Nothmann, 184. Os visitantes podem participar de uma visita guiada e o encontro será adaptado para os deficientes visuais e auditivos.


 

Museu da Energia de Salesópolis

Diálogos com o Patrimônio de Salesópolis

Em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico, celebrado no mês de agosto, o evento acontece no Centro de Exposições "Maestro Sebastião de Melo Faria", na Rua Antônio Camargo Primo nº150, em Salesópolis. Trata-se de um minicurso dedicado à formação e oficina sobre Patrimônio. A formação acontece em dois momentos, nos dias 17 e 18 de agosto, das 18h30 às 20h30, sendo um dia a parte teórica e outro a parte prática com a realização de uma oficina de construção de mapas afetivos de espaços culturais e históricos da cidade. Participam do evento duas ilustres convidadas: Fernanda Morais, Coordenadora do Educativo dos Museus da Energia em Rede, e Marina Sartori de Toledo, Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br ou WhatsApp (11) 99115-0020.
 

Trilha: Saberes Indígenas

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto), o Museu oferece em 13 de agosto, às 10h, um passeio na Trilha da Figueira. Além de contemplar uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura, os visitantes podem conhecer a rica biodiversidade desse bioma. Durante a realização da trilha serão abordados conceitos indígenas sobre a natureza e os seres vivos. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br. As vagas são limitadas.
 

Dia do Folclore: Oficina de Máscaras

A Oficina de Máscaras - Bichos e Mitos da Mata Atlântica acontece em 27 de agosto, às 14h, em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto) e tem como público crianças de 5 a 12 anos. Além de ser um estímulo à criatividade durante a confecção das máscaras, permite que conheçam um pouco mais sobre os seres vivos que habitam nas áreas verdes da unidade e as lendas folclóricas da região. Para participar é necessário realizar inscrição prévia por meio do WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br. As vagas são limitadas.


 

Museu da Energia de Itu

Ensaio Aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira

Em 20 de agosto, às 10h30, a Orquestra Ituana de Viola Caipira realiza um ensaio aberto ao público. O grupo, que reúne 25 músicos coordenados por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, se diferencia pela composição inusitada. Os instrumentos são divididos em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. Ao harmonizar essas afinações distintas, a orquestra ganha uma sonoridade peculiar, e mais rica comparando-se aos grupos de afinação única. O projeto é institucionalizado como órgão oficial da prefeitura do município, ligado à Secretaria de Educação. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Exposição Fragmentos do Cotidiano com Ação Educativa para Crianças

A exposição "Fragmentos do Cotidiano", instalada no andar térreo, será aberta ao público no dia 13 de agosto, a partir das 10h, marcando o Dia do Patrimônio, celebrado em agosto. Os visitantes poderão conhecer parte do acervo arqueológico de 3,8 mil fragmentos encontrados nas prospecções realizadas no sítio arqueológico do Museu, sob a coordenação do professor Paulo Zanettini. A expografia é formada por painéis com texto e fotos do jardim e da prospecção e peças do acervo, sendo: artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos ósseos bovinos e suínos e fragmentos de vidros.

A ação educativa "Arqueologia para Crianças", acontece no dia de abertura em dois momentos: das 10h30 às 12h e das 14h às 16h, sem necessidade de inscrição prévia. É uma oportunidade para a criançada descobrir o universo da arqueologia, através da exposição e reproduzir uma peça, semelhante às localizadas na prospecção realizada.

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

 

Facebook: museudaenergia

Instagram: museudaenergia

YouTube: Museu da Energia

Site: Link

 

Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br 

 

Museu da Energia de Itu

Endereço: Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu

Contatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br, telefones (11) 4022-6832 e (11) 94805-4429 (WhatsApp).

 

Museu da Energia de Salesópolis

Endereço: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11) 4696-1332 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA