Pesquisar

3 de ago. de 2022

Meta vai capacitar 50 mil pessoas em nuvem, marketing digital e tecnologias para o metaverso com a AWS até 2023


 O programa de treinamento Portal Tech tem como objetivo ampliar a diversidade, a equidade e a inclusão de mulheres, negros e comunidade LGBTQIA+ na indústria de tecnologia do Brasil

A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou hoje (03/08) uma iniciativa para capacitar 50 mil brasileiros em tecnologias voltadas às áreas de nuvem, marketing digital e tecnologias para o metaverso até 2023 com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa Amazon Inc., dentro de um novo programa chamado Portal Tech. Voltado a jovens a partir de 18 anos e adultos, o programa terá como foco pessoas formadas em escolas públicas e priorizará a capacitação de mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIA+ nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Amazonas. O anúncio foi feito no AWS Summit São Paulo.

O Portal Tech faz parte de uma ampla iniciativa de treinamento massivo da AWS, que busca fechar a lacuna de talentos em computação em nuvem de forma inclusiva em toda a América Latina, e da Meta, que tem diversos programas para capacitar profissionais e empreendedores, especialmente de grupos sub-representados, de forma a aumentar a diversidade e equidade no setor. Para alcançar os grupos sub-representados no setor de TI que são alvo do programa, a campanha digital do Portal Tech irá utilizar ferramentas de geolocalização.

“Vimos o impacto positivo que as plataformas digitais tiveram nos últimos anos, ajudando pequenas empresas a encontrar sua clientela e a crescer. Queremos seguir estimulando o acesso a este círculo virtuoso por meio da capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, sejam elas jovens que dão os primeiros passos na carreira ou profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho. Olhando para o futuro, vislumbramos muitas oportunidades com o desenvolvimento do metaverso e queremos contribuir para a preparação desses profissionais desde já”, afirma Carol Ferracini, Head de Programas em Políticas Públicas da Meta para o Brasil.

“De um lado, temos um déficit estimado de 530 mil profissionais na área de TI até 2025, de acordo com a Brasscom, e, de outro, 10 milhões de brasileiros desempregados e 40% da população no mercado informal. A AWS está comprometida a conectar essas duas pontas e não poderíamos enfrentar esse desafio sozinhos, por isso contamos com o apoio dos nossos clientes, como a Meta. Por meio desse projeto, as duas empresas investem na geração de oportunidade econômica para grupos sub-representados no setor de tecnologia”, explica Cleber Morais, Diretor Geral para Setor Corporativo da AWS no Brasil.

O programa terá duas fases, com a primeira delas iniciando em agosto. Na primeira fase, o objetivo é capacitar 25 mil pessoas em curso de fundamentos da nuvem AWS, oferecido gratuitamente pela empresa de treinamento parceira da AWS, Ka Solution. Outras 25 mil pessoas terão acesso a cursos básicos gratuitos de realidade aumentada (Spark AR) e marketing digital na plataforma Blueprint da Meta.

 

A segunda fase será voltada a 2 mil estudantes moradores de 17 cidades -- onde a escola profissional Proz Educação tem unidades físicas ou parcerias locais para o uso de computadores -- que tenham feito o treinamento inicial e demonstrem interesse em trabalhar com essas tecnologias. Para participar, os candidatos deverão ter cursado o ensino médio em escola pública. Também serão observados critérios de gênero e raça, com prioridade para mulheres e pessoas negras. Os selecionados serão formados em Introdução à Programação em um curso online e presencial voltado a habilidades técnicas, como introdução à programação em Javascript, introdução a web services, Node JS e bancos de dados.

As cidades onde a Proz Educação tem unidades ou parcerias são: Diadema, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Carapicuíba, Sacomã e Campo Limpo, em São Paulo; Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, em Minas Gerais; Curitiba; Goiânia; Recife; Maceió e Manaus, Amazonas. Os estudantes que não tiverem computador em casa poderão usar os equipamentos da Proz ou das organizações parceiras.

O objetivo institucional da Proz é compreender as necessidades do mercado e criar cursos que atendam aquele público específico. “Educação de qualidade aliada à prática do ambiente de trabalho é o foco da Proz. Nesse projeto com a AWS e Meta, desenhamos um programa voltado para a inclusão produtiva com objetivo de os participantes desenvolverem competências técnicas e socioemocionais para o mercado de tecnologia. Dessa maneira, os formandos terão uma oportunidade real de emprego”, afirma Lissa Collins, Diretora de Relações Corporativas da Proz.

Além disso, 1 mil formandos em Programação irão se especializar em computação em nuvem e participar de um curso preparatório para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner. Os outros 1 mil receberão treinamento avançado em marketing digital e tecnologias para o metaverso e farão curso preparatório para obtenção de certificações da plataforma do Meta Blueprint.

Metade dos classificados receberá gratuitamente as certificações , de acordo com a performance no curso, e todos receberão suporte na criação de seus currículos e preparação para entrevistas de emprego, assim como serão conectados a oportunidades de emprego em empresas clientes e parceiras da AWS e da Meta que tenham vagas em nuvem, tecnologias para o metaverso e marketing digital.

Sobre os cursos e certificações

Os certificados da AWS são bem aceitos pelo mercado e tendem a aumentar a empregabilidade e os níveis salariais. De acordo com pesquisa da Enterprise Strategy Group, que ouviu mais de 1 mil pessoas certificadas, 74% dos entrevistados relataram salários mais altos como resultado das certificações. Desde 2017, a AWS já treinou 300 mil pessoas em nuvem no Brasil e, mundialmente, a empresa está comprometida a fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas até 2025.

 

O Meta Blueprint é um recurso educacional que fornece cursos e treinamentos gratuitos sobre as mais diversas soluções digitais da Meta, como o Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp e também de realidade aumentada, preparados tanto para iniciantes quanto para profissionais mais experientes em diferentes áreas, como ciência de dados, programação e até inteligência artificial. O Blueprint também fornece certificações que são reconhecidas internacionalmente. Em pesquisa realizada em parceria com a Kantar em oito países, 79% dos entrevistados afirmaram que os funcionários certificados pela Meta contribuem para tornar a empresa mais competitiva e inovadora.

 

 

 

Sobre a AWS

Por mais de 15 anos, a Amazon Web Services tem sido a oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho na nuvem e agora tem mais de 200 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, segurança, híbridos, realidade virtual e aumentada (VR e AR), desenvolvimento, implantação e gerenciamento de mídia e aplicativos a partir de 84 zonas de disponibilidade em 25 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 27 zonas de disponibilidade e mais nove regiões da AWS na Austrália, Canadá, Índia, Indonésia, Israel, Nova Zelândia, Espanha, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Milhões de clientes, incluindo as startups de crescimento mais rápido, as maiores empresas e as principais agências governamentais, confiam na AWS para potencializar sua infraestrutura, tornar-se mais ágil e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, visite o site.

 

Sobre a Proz Empresas

A Proz é referência em qualidade na Educação Profissional com mais de 25 escolas no Brasil. Com foco na empregabilidade desenvolve programas sob medida para empresas. Por meio de uma plataforma de aprendizagem própria, de engajamento e gamificação e programas de formação para qualificação, upskilling e reskilling nas áreas de Saúde, Tecnologia e Gestão.

 

Sobre a Ka Solution

A Ka Solution é uma empresa especializada em consultoria e treinamento em tecnologia, sendo hoje considerada um dos maiores casos de sucesso do setor de tecnologia brasileiro, contando com uma série de prêmios e certificações que ratificam esse posicionamento entre um dos principais enablers de novas tecnologias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA