Pesquisar

4 de ago. de 2022

Microcamp lança projeto gratuito de desenvolvimento de softs skills para jovens

 

Jovens participantes do projeto em dinâmica de grupo

A empresa está implantando o projeto Além do Horizonte que desenvolve um conjunto de habilidades, valores e comportamentos que ajudam os jovens a serem mais felizes, ter sucesso profissional e conviver melhor com a sociedade. O projeto está sendo oferecido gratuitamente a todos os jovens interessados.  

 

As soft skills, termo muito usado atualmente por profissionais de Recursos Humanos para identificar as habilidades socioemocionais -- que são aquelas que desenvolvemos para lidar com as emoções, se relacionar com o outro e com todos os desafios da vida - estão se tornando cada vez mais importantes para jovens em busca de trabalho e de crescimento pessoal e profissional.

 

Segundo estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais (as soft skills), são tão importantes quanto as técnicas (hard skills) no dia a dia de trabalho. Porém, enquanto as hard skills são facilmente mensuráveis e possível de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, as soft skills são difíceis de serem mensuradas e a maioria dos jovens não tem essas habilidades desenvolvidas. 

 

Para promover uma experiência de aprendizagem mais completa e enriquecedora aos jovens, a rede de escolas de informática Microcamp está implantando, a partir deste mês, em todos as suas filiais, o projeto Além Horizonte. 

 

Elisabete Pedrosa

Desenvolvido pelos masters trainer coaching Leandro Galhardo e Elisabete Pedrosa, especialistas em Teen coaching, o projeto tem como foco principal o desenvolvimento das soft skills, ou seja, um conjunto de habilidades, valores e comportamentos que ajudam os jovens a serem mais felizes, ter sucesso profissional e conviver melhor com a sociedade.

 


Há cerca de dois anos o projeto foi implantado experimentalmente em uma das escolas da rede Microcamp em Campinas, e os resultados positivos com os participantes foram significativos, como mudança de comportamento, melhorias na socialização, avanço na comunicação assertiva com a família e a escola regular. O autoconhecimento, proporcionado por meio da vivência durante as aulas, proporcionou também aos participantes, consciência da autorresponsabilidade e autoestima.

 

“O foco do projeto é o autodesenvolvimento de jovens e adultos no ambiente escolar e na vida. É um processo que gera atitude e mudança comportamental”, explica Elisabete Pereira.

 

Para promover a mudança comportamental, o projeto utiliza ferramentas dinâmicas de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Além disso, o projeto contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal familiar e profissional.

 

“O projeto influencia diretamente na proatividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis, ter criatividade, desenvolver o pensamento crítico, tomar decisões com responsabilidade e promover a liderança”, pontua Elisabete.

 

Leonardo Galhardo

O objetivo é capacitar os jovens para o mercado de trabalho e para a vida. “Percebemos que além do conhecimento técnico, os jovens precisam desenvolver habilidades comportamentais, que se tornaram essenciais nas empresas hoje em dia, e ter atitudes na rotina diária visando o mercado de trabalho, para que se tornem profissionais mais preparados e pessoas proativas”, observa Leandro Galhardo.

 

A Microcamp disponibilizará gratuitamente a todos os interessados, uma síntese do projeto Além do Horizonte. Serão quatro aulas, onde será trabalhado desenvolvimento socioemocional, com os temas: Comportamental, Comunicação, Inteligência Vocacional (teste vocacional) e Inteligência Emocional. Os jovens também poderão fazer quatro aulas técnicas na área de informática, inglês, games, hardware, administração ou RH, gratuitamente. Todos os participantes receberão certificado. Para participar, basta o jovem interessado se inscrever gratuitamente em uma filial Microcamp.

O projeto completo, de 2 anos, será oferecido gratuitamente também para os alunos matriculados em qualquer um dois cursos da Microcamp.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA