Campinas é a sede do maior encontro de empreendedorismo jovem de São Paulo

 


 


 

Encontro Paulista de Empresas Juniores pretende reunir 1,5 mil pessoas, entre jovens empreendedores e parceiros, para debater soluções e ideias inovadoras

 

Maior e mais representativo evento de empreendedorismo jovem realizado em São Paulo, o EPEJ (Encontro Paulista de Empresas Juniores) acontece esse ano na cidade de Campinas (SP), entre os dias 16 e 18 de setembro, no Expo Dom Pedro. Promovido pela Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), com o apoio do Sebrae/SP, o objetivo do encontro é promover a integração dos jovens empresários e parceiros da rede, reforçando a cultura empreendedora no estado e debatendo soluções e ideias inovadoras que possam gerar impacto social não só no estado de São Paulo, mas em todo o país.

 

De acordo com um estudo do Sebrae, a faixa etária de 18 a 24 anos é a que menos se arrisca a abrir um negócio e a que menos empreende, representando apenas 6,8% dos empreendedores do Brasil. O desemprego também é um grave problema, já que esse índice reflete em 29,5% dos jovens, cerca de 15% a mais que a média nacional de desempregados.

 

Diante disso, a preocupação em buscar atividades extracurriculares, especialmente as voltadas para a experiência prática, são uma tendência entre os jovens. É neste cenário que as empresas juniores ganham força, ao possibilitar esse aprendizado, dando a oportunidade para os estudantes realizarem a gestão de projetos reais e vivenciarem situações com clientes, oferecendo uma didática avançada e flexibilidade de ensino com um professor orientador ou profissional da área. As empresas juniores incentivam, através da educação e do empreendedorismo, jovens a entrarem no mercado de trabalho e a buscarem constantemente seu desenvolvimento e crescimento profissional.

 

A Pesquisa de Mensuração de Impacto realizada no ano passado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ), mostra que um jovem que participa de uma empresa júnior pode entrar até quatro vezes mais rápido no mercado de trabalho quando comparado com os outros jovens que não têm essa experiência. Esse dado reforça um levantamento feito pelo Nube, que indica que apenas 14,87% dos recém-formados entre 2019 e 2020 conseguiram empregos em sua área de formação em até três meses, enquanto 52,98% dos estudantes que fizeram parte do movimento de empresas juniores declararam estar empregados neste período de tempo.

 

Para a Presidente Executiva da FEJESP, Júlia Pavan, o EPEJ é o maior evento da rede paulista e o qual integra todos os núcleos, empresários juniores e parceiros. “Neste ano o encontro será realizado em Campinas, em um amplo espaço, para que possamos realizar a programação com mais de 60 palestras, stand e workshop com parceiros da nossa rede, oportunizando a troca de experiências entre os participantes e fomentando a cultura jovem empreendedora”, diz.

 

A programação do EPEJ compreenderá mais de 60 palestras com as temáticas: história e origem do MEJ paulista, protagonismo, legado, impacto na sociedade, estratégia, inteligência emocional, inovação e liderança, além de pautas específicas para sanar as dores das empresas juniores em vendas, processos e back, com o objetivo de desenvolver ao máximo os empresários juniores. O evento também contará com estandes de grandes empresas, com pautas voltadas para liderança, inovação e diversidade, com o propósito de ser um workshop de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

 

O MEJ teve sua primeira empresa júnior criada em 1988, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Algo que começou pequeno, hoje já está presente em mais de 300 universidades no país e conta com mais de mil e quinhentas empresas juniores. No ano passado, o movimento foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 33 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de R$ 71 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros.

 

Nesta edição, além do apoio do Sebrae/SP, o EPEJ terá outros parceiros de peso como o Bradesco, a Stone e as Lojas Renner.
 

EPEJ 2019. Créditos das fotos: Divulgação/FEJESP

SERVIÇO

EPEJ -- Encontro Paulista de Empresas Juniores

Data: 16, 17 e 18/09

Local: Expo Dom Pedro -- Campinas/SP

End.: Avenida Guilherme Campos, 500 - Bloco II - Jardim Santa Genebra

Horário16/09 - 13h às 21h30min (abertura oficial às 19h), 17/09 - 9h30min às 21h40min e 18/09 - 9h30min às 19h

 

SOBRE A FEJESP

A Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) integra a rede das empresas juniores do estado, reunindo mais de 200 empresas formadas por jovens e cerca de 5 mil empresários juniores em 48 instituições de ensino superior.

 

Imprensa

Jangada Consultoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

Texaco

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Pix Internacional

Verticalização da Cidade de São Paulo