Conservatório de Tatuí anuncia programação de setembro do Cine Bibi

Cineclube exibe filmes gratuitos sempre às terças-feiras, às 19h30, no Teatro Procópio Ferreira; sessões incluem filmes da plataforma Petra Belas Artes à La Carte

 

Foto: do filme “Os filhos de ferro”

 

O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- anuncia a programação do Cine Bibi para o mês de setembro. O projeto, que homenageia a atriz Bibi Ferreira, prevê sessões de cinema gratuitas sempre às terças-feiras, a partir das 19h30, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio teatro, de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
 

Para o mês de setembro, o Cine Bibi selecionou filmes com temáticas de poder e opressão em obras de diversos países, incluindo Argentina, Iugoslávia, Palestina e Brasil. Para a sessão de terça-feira, 6, o público poderá assistir ao longa argentino ‘Os Filhos de Ferro’ (Fernando Solanas, 1972), que traz uma história do início da ditadura de 1955 no país.
 

Na programação do dia 13 será a vez da produção iugoslava, indicada ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira de 1986, ‘Quando papai saiu em viagem de negócios’ (Emir Kusturica, 1985). A obra narra a história de um rapaz cujo pai é enviado para um campo de trabalho forçado durante o período pós-Segunda Guerra Mundial.
 

O audiovisual brasileiro estará representado pelo documentário de Oswaldo Caldeira ‘Muda Brasil’ (1985), que apresenta entrevistas e pronunciamentos de políticos e personalidades sobre a reabertura política do país e narra em detalhes os fatos que culminaram na eleição de Tancredo Neves como o primeiro presidente civil, após 20 anos de ditadura militar.
 

Já a história dos amigos de infância Khaled e Said, que são recrutados como homens-bomba em Tel Aviv, está prevista para a terça-feira, 27, no suspense ‘O Paraíso É Agora’ (2005), primeiro filme palestino indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, em 2006.
 

Entre títulos nacionais, e de diferentes países e gêneros, o cineclube segue uma agenda temática. Desde o primeiro Cine Bibi já foram apresentadas obras em homenagem ao mês do trabalhador, celebração ao Orgulho LGBTQIA+, além de uma viagem pelo universo dos musicais. Neste mês os filmes seguem a temática de poder e opressão.
 

O Cine Bibi faz parte das novidades anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para 2022, além de atrações regulares para o público infantil e ações de incentivo aos artistas e coletivos de Tatuí e região. Confira a programação completa abaixo.
 

Programação

Cine Bibi: Os filhos de ferro 
Data: 6 de setembro de 2022, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 16 anos (Contém: temas sensíveis/violência extrema/nudez)
Ingressos: Link
Entrada gratuita

LOS HIJOS DE FIERRO | 1972 | Argentina
Direção: Fernando Solanas | Elenco: Julio Troxler, Antonio Ameijeiras, Juan Carlos Gené
Visão peronista da história argentina do outono de 1955, onde teve início uma ditadura militar no país, ao triunfo eleitoral de 1973 usando uma metáfora do poema "El gaucho Martin Fierro".


Cine Bibi: Quando papai saiu em viagem de negócios
Data: 13 de setembro de 2022, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos (Contém: temas sensíveis)
Ingressos: Link
Entrada gratuita

 

OTAC NA SLUZBENOM PUTU | 135 min | Iugoslávia | 1985| Drama
Direção: Emir Kusturica
Elenco: Moreno D'E Bartolli, Predrag 'Miki' Manojlovic, Mirjana Karanovic
Defender os ideais stalinistas logo após o rompimento do marechal Tito, líder da então Iugoslávia, com o Stalin, ditador russo, não era a melhor das ideias. Após a publicação de uma charge inoportuna de sua autoria, Mesa é enviado para um campo de trabalhos forçados, uma prisão longe de sua família - que acredita que o pai está em uma "viagem de negócios". Desnorteado, o jovem Malik, filho de Mesa, tenta lidar com a crise que sua família e seu país enfrentam da melhor maneira possível, enquanto começa a descobrir o amor.


Cine Bibi: Muda Brasil
Data: 20 de setembro de 2022, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Link
Entrada gratuita

MUDA BRASIL | 1985 | Brasil
Direção: Oswaldo Caldeira
Elenco: José de Abreu
O documentário relembra a reabertura política do país, narra em detalhes os fatos que culminaram na eleição de Tancredo Neves como o primeiro presidente civil, após 20 anos de ditadura militar.


Cine Bibi: O paraíso é agora
Data: 27 de setembro de 2022, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos (Contém: linguagem imprópria/ temas sensíveis/ nudez)
Ingressos: Link
Entrada gratuita

PARADISE NOW | 91 min | Palestina | 2005| Policial | Suspense |
Direção: Hany Abu-Assad
Elenco: Kais Nashif, Ali Suliman, Lubna Azabal, Hiam Abbass, Lutuf Nouasser, Amjad Al-Imlah, Yosef Abo Dheir e Mohammad Kosa

Khaled e Said são amigos de infância recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. A missão é interrompida pelos guardas de fronteira na entrada de Israel e eles se separam. Khaled acaba desistindo do atentado e procura Said para convencê-lo também.

 

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:
 

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.
 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Comentários