Fundação Energia e Saneamento lança exposição on-line “Patrimônio como Miragem”

  


O projeto visa, por meio de documentos, fotografias e objetos do vasto acervo da Fundação, gerar a reflexão sobre os patrimônios culturais 

 

A Fundação Energia e Saneamento lança o site-exposição on-line “Patrimônio como Miragem”. O projeto tem como propósito  provocar a reflexão sobre os patrimônios materiais e imateriais a partir de conexões entre os múltiplos acervos da Fundação. 

Para desenvolver o projeto, as equipes educativas dos Museus da Energia e do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, se basearam no conceito do historiador alemão Reinhart Koselleck, o qual dizia que, para revelar o cotidiano histórico e a transformação de estilos ao longo do tempo, deve-se evocar na memória a presença, lado a lado, de prédios em ruínas e construções recentes, visto que juntas narram a dinâmica de épocas inteiras. 

Para compor a exposição virtual, foram selecionados documentos, fotografias e objetos de uso cotidiano que, juntos, contam tanto a história das empresas de energia quanto das pessoas que nelas trabalharam. A narrativa da exposição foi construída a partir de elementos como herança, identidade, tempo, vozes e diferentes olhares de uma mesma história.  Além disso, as equipes se dedicaram a refletir acerca dos conceitos que envolvem as definições de patrimônios e a potência dos acervos salvaguardados pela instituição. 

Dessa forma, o público terá acesso a histórias e fatos que permitem compor uma miragem, que se manterá no campo da visão e da memória e trará uma percepção de pertencimento. O objetivo é, portanto, conduzir os visitantes do site pelos caminhos virtuais da exposição, para que possam conhecer e compreender como esses patrimônios traduzem valores que se conectam com as suas memórias pessoais.

Além do site, foi desenvolvido um caderno de apoio, especialmente pensado para os professores, com sugestões de atividades para uso dentro e fora da sala de aula.  A exposição on-line pode ser acessada em:

 https://sites.google.com/energiaesaneamento.org.br/patrimonio.

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

 

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

 

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: Museu da Energia

Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

 

Imagens:

 

Técnica do Acervo da Fundação Energia e Saneamento manuseando álbum fotográfico. Créditos: Gustavo Morita

 

Objetos Museológicos do Acervo da Fundação Energia e Saneamento. Créditos: Gustavo Morita

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

Texaco

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Pix Internacional

Verticalização da Cidade de São Paulo