Pesquisar

12 de set. de 2022

Geração Z: o novo consumidor é omnichannel; veja 4 dicas para atrair esse público

 

Crédito: Freepik


Especialista explica que os GenZ são conectados, mas querem manter

a experiência do varejo físico

 

Um dos segredos em vendas é conhecer o comportamento do consumidor, para adequar as estratégias do negócio às necessidades e perfis do público. Nesse sentido, é fundamental que o varejo esteja atento à geração Z, aquele consumidor nascido já na era da internet, entre os anos 1995 e 2010, e que deve responder pela maior parcela das compras nos próximos anos, além de influenciar outras gerações.

 

“Esse consumidor busca identificação com as marcas, transparência e agilidade no atendimento. Mas além disso, uma de suas principais características é que, apesar de ser altamente conectado ao online, ele ainda mantém interesse no varejo físico, porque nasceu imerso nos dois mundos. Portanto, para atraí-los, é fundamental investir na estratégia omnichannel, que integra diversos canais de atendimento para proporcionar uma experiência de compra facilitada e fluida, conforme as preferências do próprio cliente”, explica Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.

 

Para quem busca atrair mais consumidores da geração Z, o especialista separou quatro dicas:

 

1- Diversifique os canais de compra e de atendimento

A geração Z é mais conectada, porém gosta de ir até as lojas físicas, seja para olhar os produtos ou comprá-los por lá mesmo. Ofereça opções de compra com facilidades tanto no online, quanto no presencial, assim como suporte e atendimento em diferentes canais -- site, aplicativo, redes sociais, loja física, etc. Cuide também para manter o padrão de atendimento e os benefícios para o cliente em todas as plataformas. Em outras palavras, seja, realmente, omnichannel, e conceda autonomia e liberdade para o consumidor decidir quais canais deseja usar e o que mais lhe convém durante a compra.
 

2- Ofereça condições diferenciadas de desconto

Para atrair os GenZ, é preciso ir além dos descontos tradicionais e pensar em um real custo-benefício, de acordo com a realidade do seu negócio. Esses consumidores são informados e geralmente pesquisam e pesam as opções antes de decidir a compra. Invista em campanhas promocionais diferenciadas em todos os canais de venda como cupons de descontos no aniversário ou em períodos sazonais, descontos como ‘leve dois e pague um’ e até mesmo liberar ofertas para os itens mais procurados.

 

3- Disponibilize opções variadas de pagamento

A geração Z está em busca de comodidade e isso não muda quando o assunto é pagamento. O varejista precisa acompanhar os avanços do mercado para atrair e manter esse público próximo. Pagamentos com QR Code, Pix e cartão virtual são algumas apostas do varejo omnichannel para melhorar a experiência de compra.

 

4- Tenha respostas rápidas

Uma das funções do omnichannel é elevar a qualidade da experiência do cliente. Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada para responder nos diferentes canais aos questionamentos dos clientes, de forma rápida e eficiente. A geração Z exige do mercado respostas imediatas, precisas e um atendimento humanizado. Seja por chat nas redes sociais, pelo WhatsApp ou mesmo em sua loja física, essa agilidade e eficiência serão um diferencial.

 

Sobre a Nexaas

A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA