Grupo Sonepar é copatrocinador do projeto de restauração do Museu do Ipiranga

 

Por meio de suas empresas Dimensional e Nortel, multinacional apoia a reinauguração de um dos lugares mais icônicos da história e cultura brasileira.

 

São Paulo, agosto de 2022 - O Grupo Sonepar, líder global e nacional na distribuição de materiais elétricos, anuncia que duas de suas empresas no Brasil, a Nortel e a Dimensional, são copatrocinadoras do projeto de restauração e modernização do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). O local está prestes a ser reinaugurado durante a cerimônia realizada no dia 7 de setembro, data que marca o bicentenário da Proclamação da Independência do país.

 

A Sonepar iniciou o seu envolvimento no projeto por seus objetivos irem de encontro ao DNA do Grupo, no qual além de contribuir para o desenvolvimento cultural e a conservação da memória do país, também movimenta o setor da construção civil. “Através das soluções e materiais elétricos utilizados na reforma, que são parte do portfólio do Grupo Sonepar, ajudamos a transformar não só a história, mas também o mercado, a indústria e a economia”, comenta Yannick Laporte, Presidente da Sonepar no Brasil.

 

O projeto prevê que todo o edifício onde está sua estrutura, patrimônio tombado nas três esferas do governo, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços totalmente renovados para que toda a sua arquitetura monumental possa ser observada. Com a conclusão das obras de ampliação, o Museu ganhará uma nova área total de 6.800 metros quadrados e 49 salas expositivas, além de um auditório com 200 lugares.

 

“Colaborar com a reforma de um dos locais mais importantes para a conservação da história brasileira é motivo de grande orgulho a todos nós. É uma oportunidade não apenas de valorizar o passado, mas também de olhar para o futuro, uma vez que o Novo Museu do Ipiranga será um dos museus mais modernos e completos de toda a América Latina”, afirma Yannick.

 

Agora, o complexo também conta com 1.100 dispositivos eletrônicos, três elevadores e duas escadas-rolantes que irão conduzir o público à antiga área térrea que, a partir de agora, será o primeiro andar. Tudo com acessibilidade e integração ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.

 

Outra motivação para os aportes realizados pelo Grupo ao projeto foi a crescente importância dada pela Sonepar ao tema ‘diversidade e inclusão’. Daniel Toledo, Presidente da Dimensional, ressalta que “chamou nossa atenção a realização de algumas adaptações para acolher pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade foi toda repensada, trazendo facilidade de locomoção para muitos que, antes, não conseguiam visitar o local”.

 

Marcos Rocha, Presidente da Nortel, ainda reforça que essa reabertura na comemoração do bicentenário da independência será um marco histórico que trará um cenário de boas oportunidades. “A reabertura será fundamental para a cultura e o turismo na região e deixará um grande legado às futuras gerações. Esperamos contribuir para a conservação da memória e da pluralidade do país, junto com os demais projetos e iniciativas que apoiamos”.

 

Importância histórica

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga será reinaugurado durante as celebrações ao bicentenário da Independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro I protagonizou o evento conhecido como Grito do Ipiranga, às margens do riacho do Ipiranga, na atual cidade de São Paulo.

Foi inaugurado também em um 7 de setembro, no ano de 1895, e é considerado o museu público mais antigo da cidade de São Paulo. Desde 1963, está vinculado à Universidade de São Paulo (USP), com importância cientifica, cultural, educacional e histórica. O espaço abriga um vasto acervo de objetos, mobiliários e obras de arte, entre elas o famoso quadro “Independência ou Morte”, pintado por Pedro Américo em 1888.

 

 

Sobre a Sonepar Brasil

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 45 mil colaboradores no mundo, e que atua por meio de 100 empresas em 40 países. Em 2021, o Grupo registrou € 26,4 bilhões em vendas. No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também se tornou líder, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel, possui 70 filiais, nove centros de distribuição, mais de 1.800 colaboradores e registrou em 2021 um faturamento de R$ 1,9 bilhão em vendas. Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs, ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado, comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo, lojas In Company, vendedores externos e pelas plataformas digitais.

 

Sobre a Dimensional - A Dimensional foi fundada em 1967, comprometida em oferecer soluções industriais ao mercado brasileiro. Ao longo de sua história, novas especialidades foram incorporadas ao portfólio e a empresa tornou-se uma das principais distribuidoras especialistas nos segmentos: materiais elétricos, EPIs, infraestrutura, serviços, etc. Ingressou na Sonepar em 2007 e incorporou duas empresas do Grupo: Centelha em 2019 e DW em 2020. A Dimensional é hoje uma das maiores distribuidoras nacionais, com sede em Limeira (SP) e mais de 20 filiais.

 

Sobre a Nortel - A Nortel é uma das principais distribuidoras do Brasil com 50 anos de experiência no mercado e é pioneira no segmento de MRO´s (Manutenção, Reparos e Operações). Operando como um fornecedor integrador de MRO, a Nortel entende as necessidades do cliente, aumentando a disponibilidade do produto com entrega rápida e reduzindo custos operacionais, além de investir cada vez mais em sua transformação digital. Conta com um vasto portfólio de produtos e oferece diversos outros serviços e soluções, como treinamentos, entregas técnicas, projetos de iluminação e homologações.

 Informações à imprensa -- Image 360

Comentários