Pesquisar

16 de set. de 2022

Instituto PROA abre 4500 vagas para curso on-line gratuito

que prepara jovens de baixa renda para o mercado de trabalho

 

A qualificação começa em 16 de janeiro e será a primeira de três turmas em 2023 que ao todo formarão 13 mil jovens

 

 

 

Está em busca do primeiro emprego e não sabe por onde começar? O Instituto PROA está com as inscrições abertas para sua preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho, a Plataforma PROA. São 4,5 mil vagas dirigidas a jovens de 17 a 22 anos do estado de São Paulo que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas 

 

O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA começa no dia 15 de setembro e vai até o dia 12 de dezembro. Para participar, é necessário realizar a inscrição no site e passar por três etapas: primeiro, o jovem faz o cadastro, depois responde a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. As aulas on-line terão início no dia 16 de janeiro de 2023.

 

O curso tem 100 horas e é dividido em cinco módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas on-line por semana, cerca de 1h30 por dia, além de encontros remotos mediados por tutores.

 

Os jovens podem optar por cursar um 6º módulo com uma Trilha Técnica específica. São seis carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via - Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF).

 

 

Opinião de quem viveu o PROA na prática

 

Denise Costa, ex-aluna do projeto, elogia a iniciativa: “Foi muito importante fazer o curso, pude aperfeiçoar minha comunicação, aprendi bastante sobre desenvolvimento pessoal e graças ao PROA consegui conquistar minha primeira vaga de trabalho, e estou agora em busca do meu sonho profissional que é trabalhar com gestão de programação. O PROA é uma oportunidade incrível, eu vivi isso, e garanto que os jovens que estão chegando irão gostar muito dessa experiência e irão se sentir mais preparados para o mercado de trabalho”.

 

O também ex-aluno Cláudio Neto destacou o trabalho dos tutores que são dedicados e buscam o que há de melhor em cada aluno. “Meu maior aprendizado no PROA foi que independente de quem você seja, no final você é capaz, você vai ser uma pessoa comunicativa e vai ser capaz, se você é uma pessoa tímida você vai ser capaz, e foi isso que mais gostei, eles te dão essa amplitude de deixar você sempre pra cima, os tutores buscam o melhor de cada aluno. Daqui há seis meses eu me vejo trabalhando e estudando em uma faculdade". 

 

“Todo nosso esforço e dedicação é para criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto esse público sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

 

 

 

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Ao longo de 2021 e no primeiro semestre de 2022, foram mais de 23 mil jovens aprovados na Plataforma PROA e que tiveram sua vida transformada, por meio da inserção no mercado de trabalho. Em 2023 serão três turmas - janeiro, abril e agosto -, totalizando a formação de 13 mil jovens. 

 

 




Serviço 

Curso Plataforma PROA

Início das inscrições: 15 de setembro

Inscrições no link https://plataforma.proa.org.br/

Término das Inscrições: 12 de dezembro

Número de vagas para o Estado de São Paulo: 4500

Início do curso: 16 de janeiro de 2023

 

 

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou mais de 9.500 alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior. Atualmente, o instituto atende aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

https://www.proa.org.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA