Pesquisar

1 de set. de 2022

Phygital

 Phygital: entenda a tendência que revoluciona o varejo e veja como colocar em prática no seu negócio

Crédito: Freepik

A jornada de consumo híbrida, que transita entre o físico e o virtual, fideliza clientes e eleva a experiência de compra
 

Muito empreendedor não se dá conta, mas já faz parte do varejo phygital, aquele que integra o mundo físico e o digital. Se você permite que seu cliente compre pelo site e retire o produto na loja física, você oferece uma experiência phygital. Um levantamento do Distrito informou que os investimentos em varejo phygital totalizaram US$3,2 milhões no ano passado. Essa é uma tendência que ainda tem muito a crescer, com recursos da internet das coisas, realidade aumentada e inteligência artificial.

 

“O phygital chegou para mostrar que é possível entregar o melhor dos dois mundos para o consumidor. E conforme o varejo se aprofunda no uso de tecnologias e inovações, as experiências de compra se tornarão ainda mais qualificadas e únicas. Recursos como Compre e Retire, que muitos lojistas virtuais e físicos já usam, é só o começo da história.”, afirma Filipe Belmont, diretor de produto da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do país, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas.
 

Do básico ao avançado: o phygital é para todos

 

É possível ser phygital de diversas maneiras, usando recursos simples ou mais complexos. Um exemplo de experiência phygital são as guide shops, lojas que funcionam como um showroom, sem estoque, para o cliente ver e experimentar produtos, mas finalizar a compra pelo site. Ou ainda quando o consumidor faz uma compra em loja física, mas utiliza tecnologias de autoatendimento para fazer o pagamento e levar o produto sem ter contato com vendedores, como nos sistemas Scan & go.

 

Indo mais longe, temos as marcas que já adotam o metaverso, para permitir que o cliente experimente produtos em ambientes virtuais, e aquelas que usam geolocalização para enviar mensagens personalizadas com descontos para o consumidor que está passando perto da loja física.
 

O executivo da Loja Integrada explica que o varejista pode ir do básico ao avançado no phygital, mas, seja qual for a estratégia adotada, precisa rever suas tecnologias e se preocupar com recursos fundamentais, como uma rede wi-fi segura e estável, para que o consumidor possa interagir com o aplicativo da loja, além de recursos como QR Codes. É necessário ainda treinar as equipes, revisar processos e ter em mente que o que faz a diferença não é a quantidade de canais utilizados, mas sim o nível de integração e fluidez entre eles.

 

“O foco é o usuário e a construção de uma experiência positiva, em que ele escolhe como quer comprar e se relacionar com a marca, conforme suas necessidades e conveniências. Isso precisa ocorrer de forma prática e fluida. Se isso for garantido, você gera comodidade e benefícios e está mais apto a construir uma experiência de consumo personalizada e agradável. Naturalmente, o cliente será fidelizado e ajudará a construir uma reputação positiva para o seu negócio, atraindo mais consumidores e resultados”, finaliza Belmont.

 

Como colocar em prática o phygital
 

1- Conheça seu público

 

Analise quais são as preferências dos seus consumidores, o que eles esperam da sua marca, o que é importante na hora de manter o atendimento em dois ambientes e o que faz ele concretizar a compra.

 

2- Adeque os canais de atendimento e as ferramentas

 

Depois de estudar o público, ficará mais fácil escolher quais canais (loja virtual, redes sociais, apps), têm a ver com a sua marca e com seus clientes. Feito isso, é o momento de escolher os softwares e ferramentas adequados. Para isso, você pode contratar uma pessoa vendedora, especializada, para fazer as melhores escolhas e assim atrair mais consumidores e vender mais.

 

3- Seja multicanal

 

Para aplicar o phygital na sua empresa é importante primeiramente ser multicanal, que é o uso interligado de diversos canais de comunicação. Esses canais devem oferecer um atendimento padronizado - e humanizado, manter os mesmos preços e descrição dos produtos, mesma linguagem e centralizar as informações dos clientes em todas as plataformas.

 

Sobre a Loja Integrada

Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e serviços adicionais, além de parcerias com meios de pagamentos e envios. Com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, a empresa tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Segundo o Built With, portal que mede o desempenho das tecnologias e das plataformas de e-commerce, a Loja Integrada é responsável pela maioria das lojas virtuais que operam hoje no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA