Professores da Prefeitura de Sorocaba aprovam programa educativo com jogos de raciocínio

O MenteInovadora, que tem abordagens lúdicas e inovadoras, está disponível para os 33 mil alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal.


A prefeitura de Sorocaba conta com o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, empresa de tecnologias educacionais, para alunos do primeiro ao quinto ano da rede municipal. O principal objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. 59 escolas da rede receberam o conteúdo, que beneficia cerca de 33.000 alunos. Mais de 1.340 professores estão sendo capacitados mensalmente - por meio de uma plataforma online - para aplicarem a metodologia em sala de aula com o apoio de um vasto material pedagógico que conta com livros didáticos e um laboratório de jogos.

As formações online foram aprovadas pelos professores da rede que estão marcando presença com quase 1 mil professores em cada encontro. Ao final de cada capacitação, os professores são convidados a avaliar a experiência - por meio do NPS - e a satisfação está na zona de excelência com 9,44 na última medição.


Os alunos da rede realizaram a Avaliação Socioemocional, que permite mapear as Funções Executivas do estudante e consegue verificar tendências para o aprimoramento de 6 eixos de importantes habilidades: Resolução de Problemas, Tomada de Decisões, Gerenciamento de Recursos, Trabalho em Equipe, Autoconhecimento e Autocontrole. Com esse diagnóstico, os professores puderam estreitar laços com cada estudante e guiar a sala de aula da melhor forma.

Através do Programa MenteInovadora, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Para o professor Márcio Bortolli Carrara, secretário de educação da cidade, o desenvolvimento de capacidades que tornam as crianças e jovens mais preparados para lidar com um mundo complexo e desafiador deve ser contemplado nas unidades educativas. “O aprendizado em sala de aula deve ir além das disciplinas formais, temos que preparar as crianças e jovens para serem cidadãos éticos e viverem plenamente em sociedade. Os jogos são ferramentas lúdicas que criam uma transcendência entre o que é aprendido na escola e a vida cotidiana. Desde cedo devemos estimular a cidadania, a empatia e a colaboração”, explica.
 

Sobre a Mind Lab

Mind Lab é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de impacto social, criadora de uma solução para mudar o cenário brasileiro de defasagem educacional e geração de renda. Desde sua fundação, em 2006, a Mind Lab já atuou com instituições de ensino do setor público e privado e capacitou mais de 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente mais 5,6 milhões de alunos e famílias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa

MARÍLIA: SESC SÃO PAULO SE PREPARA PARA INAUGURAR 12 NOVAS UNIDADES