Professores da Prefeitura de Sorocaba aprovam programa educativo com jogos de raciocínio

O MenteInovadora, que tem abordagens lúdicas e inovadoras, está disponível para os 33 mil alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal.


A prefeitura de Sorocaba conta com o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, empresa de tecnologias educacionais, para alunos do primeiro ao quinto ano da rede municipal. O principal objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. 59 escolas da rede receberam o conteúdo, que beneficia cerca de 33.000 alunos. Mais de 1.340 professores estão sendo capacitados mensalmente - por meio de uma plataforma online - para aplicarem a metodologia em sala de aula com o apoio de um vasto material pedagógico que conta com livros didáticos e um laboratório de jogos.

As formações online foram aprovadas pelos professores da rede que estão marcando presença com quase 1 mil professores em cada encontro. Ao final de cada capacitação, os professores são convidados a avaliar a experiência - por meio do NPS - e a satisfação está na zona de excelência com 9,44 na última medição.


Os alunos da rede realizaram a Avaliação Socioemocional, que permite mapear as Funções Executivas do estudante e consegue verificar tendências para o aprimoramento de 6 eixos de importantes habilidades: Resolução de Problemas, Tomada de Decisões, Gerenciamento de Recursos, Trabalho em Equipe, Autoconhecimento e Autocontrole. Com esse diagnóstico, os professores puderam estreitar laços com cada estudante e guiar a sala de aula da melhor forma.

Através do Programa MenteInovadora, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Para o professor Márcio Bortolli Carrara, secretário de educação da cidade, o desenvolvimento de capacidades que tornam as crianças e jovens mais preparados para lidar com um mundo complexo e desafiador deve ser contemplado nas unidades educativas. “O aprendizado em sala de aula deve ir além das disciplinas formais, temos que preparar as crianças e jovens para serem cidadãos éticos e viverem plenamente em sociedade. Os jogos são ferramentas lúdicas que criam uma transcendência entre o que é aprendido na escola e a vida cotidiana. Desde cedo devemos estimular a cidadania, a empatia e a colaboração”, explica.
 

Sobre a Mind Lab

Mind Lab é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de impacto social, criadora de uma solução para mudar o cenário brasileiro de defasagem educacional e geração de renda. Desde sua fundação, em 2006, a Mind Lab já atuou com instituições de ensino do setor público e privado e capacitou mais de 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente mais 5,6 milhões de alunos e famílias.


Comentários