Simulado: ARTES




  • PROVA: INSTITUTO EXCELÊNCIA


 1) A técnica conhecida como Lei da Frontalidade foi utilizada na arte antiga para representação dos humanos em pinturas e em baixos relevos. Quais povos utilizavam essa técnica? Assinale a alternativa CORRETA. 

a) Povos egípcios. 

b) Povos romanos. 

c) Povos gregos. 

d) Nenhuma das alternativas. 

2) De acordo com a nova nomenclatura para tratar da disciplina de artes. O nome da disciplina passou a se chamar: Assinale a alternativa CORRETA. 

a) Educação artística. 

b) Ensino da arte. 

c) Arte educação. 

d) Nenhuma das alternativas. 

3) Em relação a arte corporal as técnicas do corpo são classificadas em: Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

 I. Sexo e idade; 

II. Rendimento; 

III. Ensinamento das técnicas. 

a) Somente a afirmativa I está correta. 

b) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 

c) Todas as afirmativas estão corretas. 

d) Nenhumas das alternativas. 

4)Acerca das artes cênicas em relação a alguns gêneros do teatro assinale a alternativa CORRETA sobre melodrama: 

a) Sua característica é intensificar as virtudes e vícios das personagens, sejam protagonistas ou antagonistas, enfatizando artificialmente suas características já que o objetivo maior deste gênero é impressionar e comover o espectador, com a semelhança com a realidade.

b) É um gênero dramático predominantemente baixo cômico, de ação trivial, com tendência para o burlesco . Inspira-se no cotidiano e no cenário familiar e é o mais irresponsável de todos os tipos de drama. 

c) Trata-se de um gênero cuja finalidade é tanto divertir quanto instruir com seus temas que podem ser religiosos ou profanos, sérios ou cômicos, no entanto devem possuir sentido moralizador.

 d)Nenhuma das alternativas. 



5) No século XVI, vários artistas se destacaram em Roma e Veneza, dentre eles, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, que criaram esculturas e pinturas com total domínio de técnicas. Qual arte NÃO pertence a Leonardo da Vinci? 

a) O juízo final 

b) Monalisa 

c) A última ceia 

d) Nenhuma das alternativas. 


6) Analise as afirmativas a seguir sobre as políticas públicas culturais no Brasil e assinale a alternativa CORRETA:

 I) Na década de 1930, o Estado Brasileiro criou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com a finalidade de preservação da cultura brasileira.

 II) A Constituição Federal de 1988, trouxe avanços pela luta da cidadania e por políticas de proteção a cultura brasileira.

 III) Na década de 1990, várias cidades brasileiras tiveram projetos de revitalização de centros históricos, acervos nacionais e museus. 

a) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 

b) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 

c) Todas as afirmativas estão corretas. 

d) Nenhuma das alternativas. 

7) Sobre a evolução das artes cênicas e as primeiras peças teatrais no Brasil, é CORRETO afirmar: 

a) As primeiras peças de teatros encenadas no Brasil, tiveram como objetivo o entretenimento dos índios. Dirigidas e encenadas pelos jesuítas da companhia de Jesus. 

b) As primeiras peças de teatro encenadas no Brasil, tiveram objetivo de mostrar a história do povo Português aos Indígenas. As peças eram dirigidas e encenadas pelos padres jesuítas, da companhia de Jesus. 

c) As primeiras peças de teatro no Brasil, foram criadas com intuito didático de catequizar os índios. As peças eram dirigidas e encenadas pelos jesuítas da companhia de Jesus. 

d) Nenhuma das alternativas. 


8) A natureza da obra de arte é explicada pelas teorias da arte, sendo o representacionalismo, o formalismo, a teoria institucional e a teoria da arte como expressão. Sobre essas teorias é CORRETO afirmar: 

a) A teoria institucional caracteriza uma obra de arte por seu carácter representativo e sua forma.

b) A teoria da arte como expressão ensina que fazer arte é exteriorizar sentimentos e emoções.

c) A teoria do formalismo trata a arte como cópia do que já existe, representando algo. 

d) Nenhuma das alternativas.


9) O Brasil atrai milhares de turistas por sua grande diversidade cultural. Sobre as manifestações artísticas mais conhecidas é possível afirmar: 

a) Na região Nordeste, destaca-se a tradicional Festa de São João e a Festa do Boi Bumbá. 

b) Na região Sul é celebrado as tradições de vários imigrantes, com destaque a Festa da Uva e a Oktoberfest. 

c) O destaque da região Sudeste é a Festa de Peão de Barretos, no interior de São Paulo, que acontece sempre no mês novembro com duração de 20 dias. 

d) Nenhuma das alternativas. 



10) O Vale-Cultura foi instituído pelo Programa de Cultura do Trabalhador com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, estimulando a compreensão da realidade. É CORRETO afirmar sobre Vale Cultura: 

a) O Vale-cultura é fornecido a todos os empregados que trabalham para empresas que aderiram ao programa, independente da renda. 

b) O Vale-cultura é uma bolsa fornecida pelo Governo Federal, não sendo um benefício trabalhista.

 c) O valor do crédito é creditado por meio de um cartão magnético pré-pago. 

d) Nenhuma das alternativas. 


11) As danças folclóricas são traduzidas em tradições e cultura de cada região. Podem estar relacionadas a religião, lendas, histórias, homenagens ou brincadeiras populares. 

Analise as afirmativas como (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

 ( ) A catira é caracterizada por um ritmo ao qual os dançarinos batem os pés e as mãos. É dançada em duas fileiras separadas por mulheres de um lado, homens do outro. 

( ) O maracatu é uma dança folclórica típica da região Norte do Brasil, sendo manifestada durante o carnaval para saudação aos orixás.

 ( ) O frevo é uma dança típica da cidade de Recife, de andamento rápido e coreografia grupal, acompanhado por banda com instrumentos de percussão. A sequência CORRETA é:

 a) V, F, F. 

b) V, F, V. 

c) F, V, V. 

d) Nenhuma das alternativas. 


12) Na história da arte, a Idade Média se destacou pelas artes ligadas à religião. Três estilos tiveram suas características diferenciadas em cada período de tempo. Assinale a alternativa que contenha os três estilos CORRETOS:

 a) Romano, Gótico e Germânico.

 b) Gótico, Barroco e Aritmético. 

c) Bizantino, Romano e Gótico. 

d) Nenhuma das alternativas.


  • Instituição: INSTITUTO EXCELÊNCIA

Comentários