Simulado educação física

1) Ao final da década de 1920, Fernando de Azevedo é um educador influente no desenvolvimento do pensamento pedagógico no Brasil. Ele é conhecido como alguém que defendeu a eugenia como uma necessidade na constituição do povo brasileiro. Na Educação Física, a eugenia recomendava, entre outros aspectos, que as mulheres se dedicassem a trabalhos manuais, jogos, ginástica e esportes 

(A) mais violentos como forma de prepararem seus corpos para a reprodução. 

(B) mais violentos como forma de prepararem seus corpos para evitar a reprodução. 

(C) menos violentos como forma de prepararem seus corpos para evitar a reprodução. 

(D) menos violentos como forma de prepararem seus corpos para a reprodução. 

(E) mais violentos como forma de se fortalecerem e melhorarem sua produtividade.


2) O lazer possui uma dimensão que vai além das aulas de Educação Física escolar, mas pode ser abordado nessas aulas com finalidade educativa. Uma das finalidades educativas que justificam o estudo do lazer como conteúdo da Educação Física escolar é 

(A) identificar o aluno que tenha uma postura conformista em relação ao lazer existente em sua cultura local e levá-lo a ser crítico e criativo. 

(B) identificar o aluno que tenha uma postura crítica em relação ao lazer existente onde mora e levá-lo a aceitar de bom grado o que seu bairro lhe oferece. 

(C) levar os alunos a mapearem os equipamentos e programações de lazer existentes no entorno escolar e educá-los para que não os modifiquem. 

(D) levar os alunos a pesquisarem as práticas de lazer de seus pais e avós, e a aprenderem a se divertir praticando-as, sem necessidade de compreendê-las. 

(E) formar grupos de alunos que exerçam liderança comunitária e respondam integralmente pelas programações de lazer do bairro.


3) Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta a respeito do lazer. 

(A) O lazer é entendido como o conjunto de atividades que as pessoas desenvolvem objetivando lucros financeiros. 

(B) O lazer é entendido como o conjunto de experiências ao qual as pessoas se entregam com finalidades meditativas e produtivas. 

(C) O lazer é entendido como o conjunto de experiências ao qual as pessoas se entregam objetivando saúde e fortalecimento corporal. 

(D) O traço definidor das vivências do lazer é o seu caráter produtivo. Não se busca outra recompensa além do aprendizado provocado pela situação. 

(E) O traço definidor das vivências do lazer é o seu caráter desinteressado. Não se busca outra recompensa além da satisfação provocada pela situação.


4) Um gestor municipal decide realizar na cidade um evento para comemorar o Dia da Criança. Resolveu, então, incluir atividades que proporcionassem divertimento e que fossem adequadas ao nível de desenvolvimento motor esperado para crianças da faixa etária compreendida entre 4 e 6 anos de idade. Pensando na sequência desenvolvimentista das habilidades motoras, assinale a alternativa que contém o tipo de habilidades motoras que o evento deve oferecer. 

(A) Abstratas. 

(B) Reflexivas. 

(C) Instintivas. 

(D) Fundamentais. 

(E) Especializadas.


5) . De acordo com o esperado para o desenvolvimento motor, assinale a alternativa que contém a classificação das atividades a oferecer e que são mais adequadas às crianças da faixa etária contemplada pelo evento. São as atividades de

 (A) correr, saltar e levantar pesos.

 (B) esportes e competição. 

(C) locomoção, estabilização e manipulação. 

(D) força, agilidade e flexibilidade. 

(E) resistência aeróbica e resistência muscular.

Comentários