Simulado Língua Portuguesa e Literatura - conteúdo específico

1)  “[...] o importante é levar em conta que a noção de cultura escolar refere-se não apenas a normas e regras, explícitas ou não, símbolos e representações, além dos saberes prescritos, mas também, e, sobretudo, a práticas, apropriações, atribuições de novos significados, resistências, o que produz configurações múltiplas e variadas, que ocorrem topicamente na escola” (DUSSEL, 2013 apud MUNAKATA, 2016, p. 122). 

 A respeito da cultura escolar e respectivos elementos que a elucidam, analise as afirmativas abaixo: 

I. Apesar de serem considerados, na cultura escolar não há a priorização dos aspectos normativos da escola, mas a multiplicidade e a criatividade das experiências cotidianas. 

II. As culturas têm vida cotidiana prática, que deve ser investigada, e este apelo para o nível de prática tem, no final, o efeito, de obscurecer a sua definição inicial centrada em normas.

 III. A qualidade dinâmica e histórica da cultura rompe com a noção funcionalista da cultura como uma entidade homogênea. 

IV. A cultura escolar abriu caminho para a noção de culturas escolares plurais. 

V. Tem coisas que só existem na escola [...] Não por acaso, a noção de cultura tende a aplicar-se a identidades peculiares, a comunidades delimitadas - cultura negra, cultura indígena, cultura gay - e, por que não? - cultura escolar. Uma dessas coisas peculiares à escola é precisamente o livro didático. 

 Estão corretas as afirmativas: 

a) I, III, IV, V apenas

 b) II, III, IV apenas 

c) I, II, III, IV, V 

d) I, II, III apenas


2) Desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996) muitas mudanças ocorreram na organização da Educação no Brasil. Toda alteração nos artigos desta Lei adveio, principalmente, em decorrência de novas exigências da sociedade brasileira que, também reflete tendências globais do papel da educação em países democráticos. No que se refere aos conteúdos de aprendizagem para os diferentes níveis de ensino, o artigo 26 publica que “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. 

Nesse sentido, Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa, da matemática e teologia, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. 

II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. 

III. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática também obrigatória ao aluno. 

IV. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. 

V. A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais. 

 Estão corretas as afirmativas: 

a) II, III, V apenas 

b) II, IV, V apenas 

c) I, II, III apenas 

d) I, IV, V apenas


 3) Em consonância aos ordenamentos legais do âmbito federal, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB) trazem um conjunto complexo de elementos importantes para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras. No que se refere à promoção, aceleração de estudos e classificação as DCNEB ratificam no Ensino Fundamental e no Médio, “as figuras da promoção e da classificação podem ser adotadas em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no(s) [...]”

.Assinale a alternativa correta. 

a) Primeiros anos do Ensino Fundamental 

b) Primeiro ano do Ensino Fundamental 

c) Primeiro ano do Ensino Médio 

d) Penúltimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio


4) A respeito do ensino de história, cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados é incorreto afirmar que: 

a) Seu estudo será obrigatório 

b) Serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras 

c) Terão no conteúdo programático diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira 

d) Serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de língua portuguesa e matemática


5) Clélia prepara suas aulas sempre com antecedência. Nesse sentido, o plano disciplinar e/ou curricular de sua disciplina é desmembrado para que suas estratégias estejam adequadas para cada dia, cada assunto e respectivo contexto do alunado. Essa organização diária do trabalho docente recebe várias denominações: diário de aula, plano de aula, planejamento da aula, dentre outras. Em um dia dessa semana, ela cumpriu sua rotina vespertina de planejar a aula que ministraria no dia seguinte. Ela preparou uma atividade que previa a utilização da quadra esportiva, mas tal espaço é descoberto e no exato momento de sua aula estava chovendo. O pátio e outros espaços cobertos não poderiam ser utilizados, daí ela mudou totalmente o conteúdo de sua aula e o ministrou naquele dia, afinal, para ela seria inconcebível deixar os alunos sem aula. 

Com a intenção de avaliar a conduta da Profª Clélia, analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores 

Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

( ) Clélia tem a preocupação de utilizar a estratégia mais adequada a cada dia, a cada contexto de situação e, mas não é possível afirmar que ela realmente leva em consideração as nuances emocionais dos alunos para pensar sua aula. 

( ) A Profª não deveria ter introduzido outro assunto só por não ter podido utilizar a quadra esportiva, pois os saberes são construídos sob um encadeamento de ideias, sendo um tema atrelado ao outro e, assim, sucessivamente. 

( ) Clélia apresentou preocupação maior com a normativa escolar no que tange aula, horário e conteúdo a ser dado, em detrimento da continuidade do processo de ensino e aprendizagem.

 ( ) A Profª demonstrou ausência de “jogo de cintura” frente a uma situação de imprevisto e por esta razão é possível suspeitar que ela não saiba lidar com imprevisibilidades, tais como o contexto de nuances emocionais dos alunos, tipicamente presentes no cotidiano de sala de aula. 

( ) O fato de ela estruturar suas aulas sempre no dia anterior é ruim para os processos de ensino e aprendizagem, mesmo se ela estiver preocupada em escolher a melhor estratégia para cada respectivo momento e às necessidades mais presentes dos alunos. 

 Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta: 

a) V, V, V, V, F 

b) V, F, V, V, V 

c) V, V, V, V, V 

d) F, F, V, V, F 

Comentários