Estado de São Paulo: Programa Férias no Parque oferece mais de 150 opções de atividades gratuitas

 

Unidades de Conservação do Estado têm programação especial de férias

Programa Férias no Parque oferece mais de 150 opções de atividades gratuitas

Seg, 16/01/2023 - 17h21 | Do Portal do Governo 

Durante os meses de janeiro e fevereiro, os Parques Estaduais terão uma programação especial com diversos roteiros monitorados de cunho educacional e socioambiental. O programa intitulado Férias no Parque é uma iniciativa da Fundação Florestal (FF) para aproximar ainda mais a população das unidades, principalmente nos primeiros meses do ano, em que coincidem período de férias e verão.

Os passeios são gratuitos e acontecem em horários e dias predeterminados, com acompanhamento de monitores ambientais e vagas limitadas – o acesso é cobrado em algumas unidades. Para participar, basta entrar na página do parque escolhido no site de Ingressos Online da FF e fazer a reserva.

Os roteiros contam com diversas opções de roteiros, como caça ao tesouro e mergulho. Com programação para todas as idades, as atividades irão abordar temas como meio ambiente, comunidades tradicionais, história dos Parques, animais silvestres, geologia, preservação e conservação, educação ambiental, entre outros.

Na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, é possível fazer uma visita guiada pelo Solar Navarro de Andrade, construído para ser residência de Edmundo Navarro no início do século XX e tour monitorado pelo Museu do Eucalipto, centro de diversas pesquisas sobre a espécie. Além disso, para os amantes da meliponicultura, será oferecido minicurso que ensinará os princípios de criação, manejo, manutenção e produção de mel relativos às abelhas sem ferrão, silvestres, como a jataí e a mandaçaia.

Já na Ilha das Couves, o visitante poderá fazer um mergulho livre e contemplativo. Durante o passeio, as pessoas aprenderão sobre o ecossistema de costão rochoso, suas interações ecológicas e importância para o ecossistema marinho como um todo, percebendo zonas de distribuição de fauna e flora por influência da variação da coluna de água no ciclo da maré. O mergulho guiado terá duração de 30 minutos e será acompanhado por uma fotógrafa.

Para quem quiser entender melhor os hábitos das corujas, a dica é a Corujada Jurupará, no Parque Estadual Jurupará. Em uma caminhada monitorada pela Trilha do Saci, o visitante poderá aprender sobre as principais características e habitat dessa espécie, além de observar não somente a coruja, mas também outras espécies da fauna noturna.

Como reservar

Acesse o site Ingressos Parques Paulistas e busque o parque que irá visitar. Localize a atividade e reserve. Além da programação especial de férias, é possível aproveitar os atrativos fixos, como ciclorrotas, trilhas e tours históricos.

Para mais informações, clique aqui. Para saber mais sobre os Parques, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/

Comentários