Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência

 

Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência e aumento de peso

Coordenador do curso de Odontologia da Anhanguera explica de que forma é possível evitar problemas mastigatórios

Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência/DIVULGAÇÃO

A primeira etapa do processo digestivo acontece na boca: a mastigação é uma função mecânica responsável por fragmentar o alimento, que entra em contato com a saliva e se torna uma massa facilmente digerida. Contudo, quando feita de forma inadequada, decorrente de algum déficit funcional, os processos envolvidos no ato mastigatório podem provocar determinadas alterações na aparência do rosto, dos elementos dentários e até mesmo estimular o ganho de peso. Especialistas recomendam atenção a esse processo na hora das refeições.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor Ezequiel Ortiz Rosa, os mecanismos do sistema nervoso central e do sistema sensório motor se confundem quando há irregularidades na mordida e no encaixe entre a mandíbula e o maxilar, o que é conhecido como oclusão dentária. “Quando comemos devagar e podemos mastigar a comida mais vezes, o cérebro consegue assimilar melhor a digestão e, assim, o ponto de saciedade ocorre de forma correta e mais rapidamente”, explica.

O indicado pelo dentista é que o alimento seja mastigado de 20 a 30 vezes antes de ser deglutido, de acordo com as diferentes texturas e resistências. Ao engolir as refeições com pressa, sem a trituração adequada, o sistema cognitivo demora a receber avisos sobre o que foi ingerido e é possível que a quantidade de calorias consumidas seja maior do que a necessária. Essa sobrecarga irá dilatar o estômago e estimular o sobrepeso.

As proporções do rosto também sofrem danos com a disfunção mastigatória, que causa pequenas diferenças entre os dois lados da face, além de forçar o desalinhamento da estrutura dentária. A assimetria facial acontece quando o paciente tem o costume de mastigar em apenas um lado da boca, o que demanda esforço da musculatura fixada à mandíbula de forma desigual e exerce pressão desequilibrada entre a arcada superior e inferior.

O professor da Anhanguera destaca algumas dicas para a mastigação ideal:

Boca fechada. Os lábios devem estar fechados enquanto o indivíduo come, para facilitar a movimentação da língua e permitir a rotatividade do alimento dentro da boca.

Dois lados. Os músculos relacionados à mastigação devem ser utilizados de forma equivalente e, para isso, é importante que os dois lados da boca trabalhem nesse processo de forma simultânea ou alternada.

Repetição. Não é indicado engolir pedaços inteiros ou grandes durante as refeições e é preciso triturar o alimento o suficiente para a ingestão agradável. Cada grupo de dentes possui sua devida função no processo de trituração e mastigação dos alimentos.

Saúde dos dentes. A dentição precisa estar em ótimo estado para que a mastigação aconteça de forma eficaz. Para isso, é necessário manter visitas periódicas a um dentista graduado com o intervalo mínimo de 6 meses a cada consulta.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 

Contatos para a imprensa:
Assessoria de Imprensa | Ideal

Comentários