O que é letramento midiático

 


Letramento midiático

A definição de letramento se resume basicamente à capacidade de ler e escrever. A partir do reconhecimento de letras e palavras, o indivíduo que está desenvolvendo essas habilidades, além de identificá-las, passa a compreender o significado delas e interpretar o significado daquele conjunto de frases. 

O letramento midiático segue mais ou menos o mesmo processo, mas inclui a habilidade de identificar diferentes tipos de mídia e interpretar as informações e mensagens enviadas nessas mídias. Isso inclui não apenas os conteúdos de texto que circulam em redes sociais, como também memes, vídeos virais, videogames e propagandas. 

Fato: um acontecimento que ocorreu e foi noticiado. 

Mentira: notícia publicada sem confirmação de sua veracidade. Podem ser notícias alarmantes repassadas sem nenhum senso de responsabilidade (exemplo: “O mundo vai acabar amanhã!”).

 • Notícia sensacionalista: Podem ser notícias sem relevância ou importância para a sociedade, mas que ganham destaque ao atingir determinado público, também chamadas de “notícias sensacionalistas” (exemplo: “Neymar toma café da manhã na padaria!”). 

Destaque nesse momento que qualquer manchetes têm a função de “chamar a nossa atenção” e atrair o maior número possível de leitores, já que os jornais são empresas que precisam dos leitores para se manterem, entretanto existe um limite que não deve ser ultrapassado: não se pode levar o leitor ao engano. 

O bom jornalista sabe criar boas manchetes sem precisar ser sensacionalista. 

Informação publicitária (ou “informe publicitário”): informações que possuem o intuito principal de convencer o público a ter determinado comportamento ou a adquirir produtos e/ou serviços. Não quer dizer que são informações falsas, mas sua finalidade é diferente.

 

Comentários