A irritação e o mau humor é acumulativo e constante. Acostumamos tanto com esse sentimento negativo que ele passa a fazer parte de nossa personalidade; pior, passamos a ser conhecidos por esse estado emocional e nos previsíveis com essa conduta padronizada e mecânica.
Esse comportamento irracional, emocional e destrutivo, se torna tão frequente que perdemos a fonte, a origem, a causa desse estado emocional constante. Essa situação nos tornamos um espécie de bomba sempre pronta para ser acionada, mesmo sem uma causa específica.
A irritação, com o tempo, nos torna pessoas amargas e furiosas, todavia, muito antes disso, não conseguimos se quer identificar o que resultou em raiva, irritação e mau humor em um determinado instante, isso porque esse sentimento se torna a nossa forma "normal" de agir no dia a dia.
Esse constante estado de irritação se torna um arrastão emocional e leva nossas mais variadas relações no mundo para um mesmo estado de confusão mental, e tudo se torna um único emaranhado de problemas embaraçados.
Para que a irritação não tome conta de todas as áreas de nossa vida, e se torna uma característica em nossa personalidade, é necessário que saibamos separar os nossos problemas por áreas e não deixar que um estado emocional interfira em outras áreas ou nas relações com outras pessoas que não são parte do problema.
Quando somos capazes de isolar, separar um problema para que ele contamine toda a nossa vida, semelhante uma laranja podre em um cesto, conseguimos manter nossa vida no trilho para solucionarmos a questão que é própria de uma determinada área, no entanto esse comportamento necessita de silêncio e discrição: não envolver pessoas que não podem nos ajudar, certamente, falar com pessoas erradas pode emaranhar ainda mais o que era para ser desembaraçado, e atrasar o processo de solução do problema.
Saber com que estamos irritados, reconhecer o campo onde somos frustrados e isolar o problema é a melhor estratégia para a resolução, ou para que esse problema não contamine todas as áreas de nossa vida, desse modo podemos ser contentes e satisfeitos em algumas áreas, mesmo que a frustração permaneça por muito tempo, esse olhar multidimensional nos recompensará e salvará algumas alegrias em nossas vidas.
José Nunes Pereira
AUTOCONHECIMENTO