sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Vamos para além do que chamam de amor

     Seria ódio ou seria amor, depende de que lado você está. Podemos chamar uma coisa de outra se combinarmos que essa outra coisa será agora chamada por outro nome, previamente combinado. Podemos combinar que manga será chamada de melancia, se todos concordarem, chamaremos manga de melancia mas saberemos que estamos falando de manga. 

O amor é só mais uma palavra como tantas outras, podemos dar a essa palavra os contornos que quisermos e associá-la com o que bem intendermos, porém preservando a essência do conceito amor. 

Quem vai dizer que não foi por amor?  Se defende, cuida e ampara só pode ser amor, só pode ser o bem. O mal é um bem para que está com o mal. Muito além da palavras, quero ir muito além das palavras, muito além do silêncio;  tudo é retórica!  Tudo depende de que lado você está. 

Além dos conceitos está uma verdade intangível e imutável, lá o conceito não alcança, lá mora a verdade sem palavras, tudo gira e vibra sem palavras, feito uma roda d'água que trabalha e produz sem conceitos e palavras.   

Essa verdade intangível quando está entre os homens ela ganha o nome de compreensão, o que é compreendido não faz oposição com nada, apenas é com toda liberdade de ser, como uma fruta que chamamos de manga, é e pronto, como uma fruta que chamamos de melancia, é e pronto, e não precisa do nome que damos a ela para serem o que é. 

A manga não é manga porque chamamos essa fruta de manga, uma melancia não é uma melancia porque chamamos essa fruta de melancia, elas são o que são além das palavras. 

Quem vai dizer que não é amor? Se estão chamando de amor. Além dessa palavra e dessa ideia, há uma verdade imutável onde o amor é, sem precisar de conceitos, mas essa realidade é inatingível aos homens que constroem o mundo com dualidades e conceitos. A verdade está além dessa oposição que é uma lei de confirmação da existência confusa e embaraçada de uma coisa e outra. A compreensão é unidade, nela não há oposição e essa dualidade é apenas confirmação de coisas que se negam e se confirmam.

A compreensão olha para a dualidade com o mesmo olhar que olhamos para a água e o fogo, são distintos e não se anulam, existem independentes do que penso e possuem uma verdade muito além dos conceitos. 


José Nunes Pereira

AUTOCONHECIMENTO 

Publicações mais visitadas