1ª Feira de Culturas Alternativas de Taquarituba

 Tera Nutrição Vegetal participa da 1ª Feira de Culturas Alternativas de Taquarituba


                                             
A Tera Nutrição Vegetal, unidade de negócios da Tera Ambiental, que produz fertilizantes orgânicos a partir da compostagem de lodo de esgoto e outros resíduos orgânicos industriais e agroindustriais, participou, no dia 3 de abril, da 1° Feira de Culturas Alternativas do município de Taquarituba. O evento, promovido pela prefeitura, por meio das coordenadorias de Agricultura e do Meio Ambiente, realizou-se no Recinto Geomap e teve foco na produção de lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja.

 No estande da Tera, os produtores rurais tiveram acesso a informações sobre a produção e os benefícios dos adubos orgânicos quanto ao aumento da produtividade das plantas, a economia em manutenções e custos não programados, enriquecimento, melhoria do solo, entre outras vantagens. Os visitantes também receberam amostras do produto.

 

O secretário da Coordenadoria Municipal da Agricultura, Rolandro Benini, organizador do evento, ressaltou que ações como esta são importantes para apresentar alternativas aos pequenos e médios produtores, pois na região a produção concentra-se em cereais, gado de corte e leiteiro. A feira contou com a presença de mais de 200 pessoas, incluindo autoridades locais, produtores e alunos de instituições de ensino da região, especialmente da área de ciências agronômicas. Também foram ministradas palestras que abordaram diversos aspectos do cultivo do lúpulo e os participantes puderam degustar produtos de alguns expositores.

 

A produção de lúpulo no Brasil

 

A produção brasileira de lúpulo aumentou 160% em 2021, na comparação com o ano anterior, passando de nove para 24 toneladas. Os dados são da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo). Contudo, a quantidade produzida ainda é muito pequena, tendo em vista que o País importa cerca de 99% do que consome. Por isso, trata-se de um cultivo com enorme potencial de crescimento e de grande importância para o mercado nacional, pois há grande demanda, considerando que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

 

“A cultura do lúpulo é altamente rentável. A produção anual é de um quilo por pé plantado, sendo que cada quilo do produto é vendido por cerca de R$200. Além disso, pode ser consorciada a outras plantações, o que proporciona alta lucratividade aos produtores. Nesse sentido, os adubos orgânicos são grandes aliados, visto que promovem múltiplos benefícios ao sistema solo-planta, como a melhora na retenção de água, estrutura, porosidade e aeração, aspectos importantíssimos para a produtividade agrícola”, destacou Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo da Tera Ambiental.

 

Para Matheus Balsalobre Simieli, que gerencia a produção de lúpulo na fazenda Brava Terra, em Fartura, interior de São Paulo, os índices de matéria orgânica presentes nos adubos da Tera Nutrição Vegetal chamam a atenção por serem fundamentais para a cultura, sendo este o principal motivo para a utilização do produto na propriedade. “O Brasil é um grande país cervejeiro, mas ainda importa muito lúpulo. É importante fomentar e incentivar os produtores para conseguirmos alimentar a cadeia produtiva de cerveja brasileira”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa