Governo de São Paulo inicia operação de turismo ecológico no Parque Estadual Ilha Anchieta


Iniciativa visa a melhorar a infraestrutura local e a promover o desenvolvimento socioeconômico na região; permissão de uso prevê que 70% dos colaboradores contratados residam nos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba
 

 

O Governo de São Paulo inicia, neste sábado (15), a operação do turismo ecológico no Parque Estadual Ilha Anchieta, localizado em Ubatuba - litoral norte do Estado. A medida visa a ampliar o ecoturismo e a manter a conservação da biodiversidade, além de fomentar a atividade socioeconômica na região, incluindo a contratação de mão de obra local.
 

A empresa Ebram Fiori Hostels foi vencedora do processo para permissão de uso, pelo período de dez anos, e ficará responsável por aprimorar a prestação dos serviços e de infraestrutura oferecidos aos visitantes. De acordo com as regras estabelecidas, toda a operação deverá priorizar atividades sustentáveis e com o mínimo de impacto ambiental. O parque recebe, em média, cerca de 40 mil visitantes por ano.
 

A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, esteve na Unidade de Conservação e assinou a autorização para início do uso dos serviços de ecoturismo no parque. “A parceria com a iniciativa privada permitirá melhor atendimento aos turistas, além de ampliar o monitoramento da visitação. Com essa ação também permitimos o desenvolvimento socioeconômico no litoral, uma vez que 70% dos colaboradores contratados deverão residir nas cidades de Ubatuba e Caraguatatuba”, explicou.
 

O contrato prevê, entre outras medidas, serviços de pernoite e alimentação que, hoje, a ilha não dispõe. A comercialização deve priorizar pescados e frutos do mar obtidos por meio da pesca artesanal e produtos que favoreçam a proteção da Mata Atlântica. A operadora deverá, ainda, orientar os frequentadores e promover campanhas educativas acerca do uso de plásticos descartáveis e quanto ao descarte correto dos resíduos. Também disponibilizará às redes públicas de ensino municipais e estaduais períodos para visitação, com hospedagem e pensão completa gratuita.
 

Vale ressaltar que o patrimônio natural, histórico e cultural do parque continua sob gestão direta da Fundação Florestal, que também será responsável pela fiscalização no local. “A experiência de estar na natureza, de forma ordenada e controlada, constitui umas das principais medidas de sensibilização e educação ambiental, afinal, só quem conhece, preserva”, completa Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal (FF).
 


Parque Estadual Ilha Anchieta
O Parque Estadual Ilha Anchieta protege a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado. São 828 hectares, 17 quilômetros de perímetro e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. O local fica a oito quilômetros do continente, e a visita pode ser feita por meio de embarcações cadastradas, com saídas do Píer Saco da Ribeira, em Ubatuba.
 

O parque possui, ainda, cinco trilhas terrestres, uma trilha subaquática, pontos de mergulho e quatro mirantes. Em 2021, foram concluídas obras de revitalização de estruturas, trilhas, áreas de banho, acervo histórico, sinalização, materiais de educação ambiental, equipamentos e mobiliário.
 

Mais informações aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa