24 de Maio - Dia do Vestibulando: Futuro do vestibular exige mais conhecimentos gerais do que fórmulas

 



 



Instituições de ensino têm avaliado competências que são cada vez mais exigidas no currículo do Novo Ensino Médio e nos processos de ingresso ao mercado de trabalho
 

Nos últimos anos, os processos seletivos das instituições de ensino superior, principalmente aquelas voltadas para negócios, têm passado por constantes mudanças de tendências. Não apenas como reflexo da pandemia do COVID-19, que exigiu adaptações nas provas, mas também o currículo do Novo Ensino Médio e as novas demandas do mercado de trabalho trouxeram a necessidade de identificar candidatos com habilidades e competências específicas – sobretudo na interpretação, análise e capacidade de relacionar fatos com o cotidiano.
 

Crédito: Gisele Bertinato

“Hoje o objetivo da seleção não é mais encontrar candidatos que decoram vasto conteúdo do Ensino Médio, mas sim aqueles que possuem capacidade de interpretar os problemas, refletir

de forma crítica e criativa, além de ter boa comunicação verbal e escrita”, comenta Rodrigo Sabbatini, diretor acadêmico da FACAMP, instituição localizada em Campinas, referência na área de Negócios, e que atualmente possui um formato de vestibular que inclui tanto a análise do histórico escolar, como uma entrevista com o candidato.
 

Avaliação de capacidades subjetivas, conhecimentos gerais, dinâmicas, entrevistas, experiência de trabalho, atividades extracurriculares, habilidades de liderança, projetos pessoais e recomendações, são algumas das etapas que vêm sendo incorporadas nos vestibulares. “Essa abordagem mais ampla traz uma visão completa dos candidatos e permite que as instituições identifiquem pessoas com potencial além do desempenho acadêmico”, reforça Sabbatini.

 

Para o diretor acadêmico, além das notas dos conteúdos padronizados, essa variedade de fatores permite avaliar as habilidades interpessoais, pensamento crítico e habilidades de resolução de conflitos. “Procuramos candidatos que demonstrem habilidades sociais sólidas, características que são essenciais para integrar e liderar equipes em diversas situações complexas no mundo dos negócios”, conclui.
 

Avaliação já começa na inscrição

O uso da tecnologia passa a ser a primeira etapa de teste, uma vez que a maioria das instituições utilizam plataformas online para a inscrição e submissão de documentos e até para a realização de entrevistas virtuais. Algumas, inclusive, utilizam para aplicação de testes online.

 

FACAMP inovou no processo seletivo com entrevista e análise do histórico escolar

A FACAMP utiliza um método de seleção diferenciado para valorizar as competências que são cada vez mais exigidas no currículo do Novo Ensino Médio e nos processos de ingresso ao mercado de trabalho. Logo no momento da inscrição, o candidato fará o upload do histórico escolar ou boletim do Ensino Médio. Esse documento servirá como base para uma referência individual, a respeito da evolução do desempenho de cada candidato ao longo dos anos.

Na primeira etapa do vestibular o candidato poderá escolher entre a prova online ou presencial. Para os aprovados, a segunda etapa será composta por uma entrevista virtual, realizada por uma banca de professores para uma avaliação das aspirações e motivações do vestibulando – além da avaliação da trajetória escolar. O objetivo é identificar o potencial global do candidato para os estudos na universidade. Essa fase corresponde aos outros 50% da nota total do processo seletivo.
 

 

Sobre a FACAMP
Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.


Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.


Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Andrea Vargas – (19) 99605-4065

Pamela Gouveia – (11) 98595-9579

imprensa@agatacom.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa