Câmara instala CPI para investigar rombo na Americanas
O Deputado Federal de Rio Preto, Luiz Carlos Motta, é membro da Comissão instalada nesta quarta-feira
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Americanas foi oficialmente instalada nesta quarta-feira, dia 17 de maio na Câmara Federal. O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL/SP) é um dos membros da comissão. Ao todo são 27 titulares e igual número de suplentes. A CPI será presidida pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), terá como 1º vice-presidente o deputado Júnior Mano (PL) e Carlos Chiodini (MDB-SC) foi designado relator.
A CPI tem como objetivo investigar as inconsistências contábeis da ordem de 20 bilhões de reais detectadas nos lançamentos da empresa Americanas S.A no exercício de 2022 e em exercícios anteriores.
Com foco na proteção dos direitos dos trabalhadores das Lojas Americanas, Motta, que também é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), tem dedicado esforços em busca de soluções e esclarecimentos sobre as irregularidades contábeis.
No primeiro dia útil do ano legislativo, na Câmara Federal, o deputado Motta apresentou uma indicação e um projeto de lei para garantir a preservação desses direitos. A indicação nº7/2023 propôs a criação de um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Fazenda e do Trabalho, em parceria com o Congresso e entidades sindicais que representam a classe comerciária, para acompanhar a crise das Lojas Americanas e apontar sugestões que garantam segurança e proteção aos trabalhadores.
"Como presidente da CNTC, da Fecomerciários e como parlamentar representante dos comerciários, compartilho a preocupação com a preservação dos sagrados direitos dos trabalhadores das Lojas Americanas, como o correto pagamento de salários e a manutenção dos empregos", afirma o deputado Motta.
Motta também apresentou projeto de lei (230/23), que altera a CLT para garantir direitos dos trabalhadores de empresas em recuperação judicial.
A participação do deputado Motta como membro na CPI das Americanas reforça seu compromisso em buscar soluções e esclarecimentos sobre as irregularidades contábeis, visando a justiça e a transparência no âmbito empresarial.
O deputado Motta reitera sua disposição em contribuir com o trabalho da CPI, assegurando que todas as medidas necessárias serão tomadas para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores e o pleno cumprimento das leis e normas que regem o setor do comércio.
Comentários
Postar um comentário