Jornada de Transformação Digital chega a Bauru para melhorar produtividade das empresas em até 50%




Micro, pequenas e médias indústrias são o foco principal do programa que é gratuito e encabeçado por Ciesp/Fiesp/Senai/Sebrae



22/5/2023 – A cidade de Bauru, no Noroeste paulista, recebe no próximo dia 2 de junho (sexta), o lançamento regional da Jornada de Transformação Digital, o maior programa de digitalização de micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, que já conta com mais de 10 mil empresas inscritas. Com assessoria estratégica e de gestão, o programa que é uma iniciativa conjunta Ciesp/Fiesp/Senai/Sebrae, revê o modelo de negócio, estuda os modelos operacionais, analisa e propõe melhorias para a eficiência energética, leva novas tecnologias e pode aumentar a produtividade das empresas em até 50%.
Indústrias com faturamento anual de até R$ 8 milhões podem aderir ao programa de forma gratuita. Hoje para se ter uma ideia, o estado de São Paulo possui 53.073 empresas em operação, sendo que 82% são consideradas MPEs (Micro e Pequenas Empresas). O programa foi idealizado após alguns estudos apontarem que quanto menor a empresa, maior a dificuldade de acesso à modernização de seus processos.
“A jornada beneficia também as grandes empresas, pois essa modernização e o aumento na produtividade se refletem em toda a cadeia de fornecimento”, afirma Rafael Cervone, presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que fará a abertura do road show, o evento itinerante de lançamento da jornada. Cervone será recebido pelas diretorias regionais do Ciesp Bauru e Ciesp Alta Paulista (da região de Marília). A entidade congrega 8 mil indústrias e possui 42 regionais no estado.

 

Como funciona a jornada
O diretor do Senai-SP, Ricardo Terra, explica que as etapas relacionadas ao viés industrial e tecnológico ficam a cargo dos consultores do Senai, já as que envolvem a revisão do modelo de negócio estarão sob a responsabilidade dos consultores do Sebrae.
“O projeto propõe um caminho para que o empresário não saia comprando equipamentos desnecessários ou sem uma lógica pré-estabelecida e alinhada com as suas estratégias, por exemplo”, diz Terra. De acordo com ele, já nas primeiras etapas da jornada é possível sentir o impacto positivo nas empresas, em questões como o consumo de energia elétrica, por exemplo.
A jornada acontece de forma individual e customizada, levando em consideração o perfil e a história de cada empresa. Os consultores fazem diagnósticos e apontam soluções às lideranças, que têm o poder de decisão durante todas as etapas.

 

Etapas da jornada
1. diagnóstico (melhorias nos processos)
2. estratégia (revisão do modelo de negócio)
3. otimização de processos (manufatura enxuta e eficiência energética)
4. mapeamento (onde a empresa está e aonde quer chegar?)
5. automação (soluções em hardware e software)
6. digitalização (implantação de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0)
7. integração (vertical e horizontal na cadeia produtiva)
8. indústria inteligente (adaptabilidade do processo produtivo)


ROAD SHOW JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
data: 2/6/2023
horário: 9h
local: Senai João Martins Coube ( rua Virgílio Malta, 11-22, Centro – Bauru)
inscrições: Link

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa