NSPIRAMAIS destaca o trabalho manual na moda

 

 





 

A próxima edição do INSPIRAMAIS, salão que vai para a sua 28ª edição lançando materiais inovadores para a indústria de calçados, confecções, móveis e bijuterias, trará para o centro do debate a relevância cada vez maior para da originalidade na moda. O evento, que acontece nos dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre/RS, terá como tema a pesquisa “Homo Faber”, destacando a organicidade e a manualidade dos materiais e insumos para a indústria em contraste com a produção padronizada.

 

O coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, destaca que os produtos estão em fase de desenvolvimento nas empresas, que lançarão, no salão, mais de mil materiais com a temática Homo Faber. Inspirada na obra do sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett, que no livro O Artífice faz uma investigação histórica do trabalho manual de artífices de diferentes ordens em busca de compreender os processos criativos envolvidos numa relação de mão dupla entre ideia e matéria, destacando a relevância cada vez maior da originalidade.


Neste contexto, o primeiro subtema da pesquisa é o “Pragmatismo”, com produtos que revelam a essência, dos materiais indicando um ponto focal no minimalismo onde a matéria transcende a modelagem. “Geometria”, é uma palavra-chave que inspira estampas e desenvolvimentos de modelagens que lembram formas geométricas indicando raciocino e lógica, em busca de um produto atemporal.

 

Manualidade

O segundo subtema é a “Manualidade”, principal atributo das próximas coleções. Aqui, Rodrigues faz questão de destacar um designer que tem chamado a atenção na moda nacional, João Maraschin, que foi finalista do prêmio da LVMH e que estará no salão. “Processos sustentáveis são a base da sua marca, não somente do ponto de vista ambiental, mas também social e cultural. Trata-se de uma marca que funciona como uma plataforma para causar impacto positivo e um cenário mais inclusivo, diverso e justo na moda”, avalia Rodrigues. A influência da manualidade aparece fortemente como uma antítese a implementação da inteligência artificial nos processos da indústria da moda. “No INSPIRAMAIS teremos a manualidade representada por Maraschin, um jovem talento brasileiro que já chama a atenção no mercado internacional”, conta o estilista.

 

Na cartela de cores, a pesquisa Homo Faber destaca a Emperador, Cabana Blue, Tuscany, Cayenne, Nocturne, Jade Green, Turbulence, Burnit Sienna, Baroque Rose e Antler.


 

Sobre o salão

Com mais de 150 expositores de materiais e componentes para os setores de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, o INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. Saiba mais no site.

 




 


Diego Rosinha - Mtb 13.096
DCR - Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa