Produtos falsificados -- Procon-SP quer conhecer a opinião do consumidor
Produtos falsificados -- Procon-SP quer conhecer a opinião do consumidor para quantificar a ocorrência da prática e aprimorar ações voltadas à educação para o consumo
Formulário para participação estará disponível no site até o próximo dia 29 de maio; participar vai ajudar na melhoria das ações de prevenção
São Paulo, maio de 2023 - Com o objetivo de identificar a percepção do consumidor e a ocorrência de episódios com produtos falsificados, o Procon-SP está com uma consulta aberta em seu site oficial, convidando o consumidor para responder a algumas questões relacionadas ao tema.
“O objetivo é colher informações sobre a intensidade com que o problema vem acontecendo, identificar qual setor da economia é mais vulnerável à pirataria e quais ações o consumidor adota quando se depara ao receber um produto falsificado”, explica Marcus Vinícius Pujol, diretor da EPDC -- Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP.
Veja e responda a pesquisa aqui.
O questionário contém perguntas simples e diretas, como se o consumidor já recebeu um produto falsificado, como se deu conta de que não se tratava de um item original, se causou danos; como combater a comercialização deste tipo de produto, além de informações sobre faixa etária, escolaridade etc.
“Com essa iniciativa, o Procon-SP poderá aprimorar suas ações de educação para o consumo, preparando materiais educativos, orientações e cursos mais detalhados e completos, além de contribuir com outros entes da sociedade que atuam no combate e na prevenção do comércio de produtos falsificados”, diz Wilton Ruas, Diretor Executivo da Fundação.
Assessoria de Imprensa | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br | (11) 3824-7277 / 7276 / 7168
Ricardo Muza | (11) 9 9963-1648 | ricardo.muza@procon.sp.gov.br
Sobre o Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-SP é uma instituição jurídica de direito público com autonomia técnica, administrativa e financeira, cuja missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, além de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no estado de S. Paulo. Atualmente, o Procon-SP possui mais de 500 servidores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo sua equipe de fiscalização e oito unidades regionais, atua de forma conveniada em mais de 370 municípios paulistas, além de realizar atendimento presencial em algumas unidades do Poupatempo e Delegacias de Polícia na Capital. Em 2022, o Procon-SP recebeu mais de 740 mil reclamações, das quais em torno de 80% foram solucionadas por meio de ações de mediação que oferece aos consumidores. Também realiza de ações de orientações, cursos, palestras e pesquisas. Criada pela Lei nº 9.192, de 23/11/1995 e pelo Decreto nº 41.170 de 23/09/1996, a Fundação Procon-SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário