Projeto Mundo da Leitura estimula competências para formação integral de crianças e jovens na região de Itabira

 

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da ICONIC, prevê a doação de baús com acervo de livros infantojuvenis e capacitação de equipes pedagógicas

Engajar o futuro de cidadãs e cidadãos no incrível e rico universo da leitura, aproveitando ainda para trabalhar as competências essenciais à educação integral de crianças e jovens: Esse é o propósito do projeto Mundo da Leitura, que chega à região de Itabira (MG). A iniciativa é realizada pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - patrocinada pela ICONIC e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

A ação prevê a doação de coloridos baús contendo um acervo de 100 livros (sendo 50 títulos de obras infantojuvenis) para escolas e instituições do município. O projeto inclui ainda a realização de encontros virtuais de capacitação para equipes de educação social e equipes pedagógicas, além de eventos presenciais de contação de histórias abertos à comunidade, previstos para agosto.

 

“A arte literária, com todo o seu apelo lúdico e potencialidade para despertar a criatividade e a imaginação, foi o recurso que adotamos no Mundo da Leitura para estimular entre as crianças e jovens cinco competências que consideramos essenciais na construção de um futuro melhor: Mergulhar em siVoz ativaFluir em equipeEntender o mundo e Agir consciente”, destaca Priscila Col Del Nero, coordenadora do projeto na Evoluir. “Seguindo essas diretrizes e usando os livros como ferramenta, trabalhamos habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento e interação, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para a promoção do bem comum”.

 

A coordenadora da Evoluir ressalta também que essa é uma trilha de conhecimentos em prol da educação integral totalmente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Quando ampliamos o acesso à leitura, com obras que abordam temas como a correta utilização da Língua Portuguesa, cuidado com o meio ambiente, empatia e cooperação, tudo de forma leve, e ainda levamos às educadoras e aos educadores metodologias modernas para a utilização desses livros dentro desse contexto mais abrangente, estamos, de fato, inovando na educação e contribuindo para essa formação mais completa e necessária para um mundo em constante transformação”, conclui Priscila.

 

“O projeto Mundo da Leitura nos chamou a atenção pela abrangência do trabalho. Na ICONIC acreditamos que a educação é o principal agente transformador da sociedade e, por meio dela, garantiremos um presente e futuro melhor para as crianças e adolescentes. A entrega dos livros, as rodas de contação e capacitação dos profissionais são ações importantes nesse desenvolvimento e estão alinhadas à estratégia da ICONIC de transformação através da educação”, cita Amanda Costa, Especialista de Sustentabilidade da ICONIC.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa